sábado, 17 de maio de 2014

PROVÉRBIOS 31.22 " FAZ PARA SI COBERTAS, VESTE-SE DE LINHO FINO E PÚRPURA"


ELA SE CUIDA....

A mulher virtuosa é surpreendente: ela cuida da família, de suas finanças, de sua casa, das pessoas necessitadas e ainda tem tempo para cuidar de si mesma. Eis aí uma coisa que raramente se vê hoje em dia. Ou é oito ou oitenta, ou ela é aquela mulher maravilhosa que dá comida aos desabrigados e serve em sua igreja, mas está fora de forma e veste roupas de duas décadas atrás, ou então é aquela preocupada somente com sua imagem e posição social.
O que será que aconteceu com as mulheres no decorrer dos anos que nos separou tanto de nossas raízes? Teria isso alguma coisa a ver com o movimento feminista, que nos afastou de nossos valores originais?
A mulher virtuosa viveu antes do feminismo, e pelo que temos lido até agora, parecia ser bem mais feliz daquele jeito. Ela se cuidava.
Você sabia que quando está mais feliz consigo mesma, também se cuida mais? Se você não cuidar de si mesma, quem vai? É como matar a sede: se não beber água, ninguém poderá beber por você. Cuidar de si mesma é uma necessidade básica. Você tem que se cuidar por si mesma, por qualquer outro motivo, normalmente fará isso mal.
Outro motivo pelo qual deveria se cuidar é pela mensagem que passa ás outras pessoas que estão á sua volta. Algumas esposas não se dão conta, esta é a mensagem que despejam em cima de seus maridos: É melhor você não reparar na minha aparência. Agora que finalmente casei, posso engordar?
Cuide-se primeiro por você, e depois pelos que estão a sua volta. especialmente para seu marido. Na condição de mulher casada, você pertence ao seu marido, assim como ele a você. Você não quer que ele se orgulhe de tê-la ao seu lado, especialmente quando está entre amigos, e que ele continue a achá-la interessante e atraente com o passar dos anos?
A beleza vem de dentro. As pessoas que amamos podem parecer simplesmente lindas ou extremamente bonitas, e nem sempre é devido á aparência delas, mas devido ao que significam para nós. Contudo, isso não quer dizer que a beleza deve ficar escondida dentro de nós.

Ok, então agora você sabe que precisa se cuidar e também sabe porque isso lhe faz bem, mas pode se perguntar: Como eu começo?
Algumas dicas:

  • Que tal uma dieta saudável, exercícios diários;
  • Mudar o corte de cabelo;
  • Se vista de uma forma diferente, deixe a calça jeans velha de lado, coloque um vestido. Surpreenda!
  • Coloque acessórios;
  • Seja criativa com o que você tem, nem precisa gastar dinheiro. Combine peças do seu guarda-roupa e terá uma roupa nova.
AGORA PENSE, O QUE VOCÊ PODERIA COMEÇAR A FAZER DE DIFERENTE A PARTIR DE AGORA?

SE CUIDEM MULHERES VIRTUOSAS....


PROVÉRBIOS 31:21 " NO TOCANTE Á SUA CASA, NÃO TEME A NEVE. POIS TODOS ANDAM VESTIDOS DE LÃ ESCARLATE"


ELA PLANEJA...

Dias de neve deviam ser muito difíceis naquela época. Imagine não ter os tratores para retirar a neve e espalhar sal pelas pelas ruas, não ter aquecimento central ou isolamento térmico, nem um carro com tração nas quatro rodas e pneus próprios para a neve. Se nevasse ficaria presa em casa, sem comida, água e sem ter como sair.
A mulher virtuosa pensava á frente. Sua família era bem cuidada porque ela se preparava para todos os tipos de situações. A falta de preparo traz sofrimento.
Todas as vezes que você planeja, seu futuro pode ser moldado da maneira que você quiser.
Vejamos o exemplo de Jacó em Gênesis 30.37-39: Ele havia combinado com seu sogro, que também era seu patrão, que todas as ovelhas e todos os bodes que fossem malhados seriam dele. Mediante tal acordo a Bíblia diz: as ovelhas davam crias salpicadas, listadas e malhadas.
Para chegar a algum lugar precisamos primeiro visualizar o objetivo a ser alcançado. A carreira que você deve seguir, a casa própria, ter uma família e até o corpo dos seus sonhos! Você precisa ter tudo bem definido em sua mente. Se você não consegue ver, não vai conquistar.
Deus é quem mais apóia nossas sonhos. Ele nos diz que podemos alcançar o que quisermos. Provavelmente, foi Ele quem colocou dentro de você este sonho que você tem.
Como bom Pai, Deus quer sempre que sejamos o melhor. Os Seus planos para nós são muito melhores do que possamos imaginar, mas existe uma coisa que pode impedi-Lo de realizá-los: a nossa descrença.
Quando cremos em algo conseguimos enxergar. Mesmo que as circunstâncias á nossa volta nos digam "não tem jeito", continuamos a crer.
Para se livrar de um problema, desvie a sua atenção dele, olhe para a frente, planeje o seu futuro.
Quanto pior for o seu passado maiores são as chances de você ter um futuro brilhante. Sabe porque? Porque você é mais forte do que a maioria das mulheres que não passaram pelas coisas que você passou. Se você conseguiu chegar até aqui depois de tudo que lhe aconteceu, como você se classifica? Eu lhe daria cinco estrelas.
Precisamos usar o nosso passado para mudar o nosso futuro. planejar um futuro completamente diferente.
Pense no seguinte: "Quanto mais potencial você tem, maior é o preço a pagar na vida. Se você está indo mais longe, é óbvio que enfrentará mais obstáculos do que se não estivesse indo a lugar algum."
Raabe (Josué 2) é um bom exemplo de alguém que diante de um passado tortuoso, agarrou a oportunidade de um novo futuro. Vamos analisar brevemente a sua história: Raabe era um prostituta cerimonial, vivia na imundícia daquele tipo de vida, suportava ser abusada e usada - em nome de um deus, apenas para sobreviver. Ela ouviu falar de Deus quando uma notícia terrível se espalhou pela sua cidade - Jericó. Ela começou a ouvir histórias sobre esse Deus, e quanto mais ela ouvia, mais crescia em sua alma a esperança de uma vida melhor. Ninguém mais em Jericó raciocinou de maneira inteligente como ela. Porque não me unir a esse Deus e mudar minha sorte? - Ela deve ter se pensado. Deus viu o interesse dela por Ele, pois dois de Seus espias vieram á sua taberna, e ela imediatamente reconheceu que eram estrangeiros, que eram diferentes, eram de Israel. Raabe ajudou os dois espias ao escondê-los. Em troca pediu ajuda aos espias, que poupassem a ela e a sua família ao atacarem a cidade. E assim aconteceu. Quando Jericó foi atacada, Raabe e sua família foram levados em segurança para uma nova vida."
Porque Raabe? Porque não um vizinho? Porque ninguém creu. Ninguém planejou.
Quando você crê, você planeja. É simples assim. Quando você não acredita, encontra desculpas para não planejar. Quando cremos não nos importamos com o que não temos, o que não somos, ou o que passamos. É como se ignorássemos tudo o que faz sentido.
Raabe queria recomeçar sua vida. Ela queria ter sua própria família, sem ter que carregar a reputação que havia lhe envergonhado durante todos aqueles anos. Ela não sabia como, mas creu. Ela não tinha condições de começar uma nova vida sozinha, mas ouviu que Israel tinha um Deus que realizava milagres. Muitas mulheres teriam desistido da vida ou jamais teriam feito algo tão arriscado.
A mulher virtuosa não tem medo de acreditar, e por isso ela planeja, sem que seja necessário um argumento forte em que se apoiar. Raabe planejou uma nova vida, em um país novo, com um Deus novo - e foi o que ela teve. Raabe foi incluída na linhagem do Senhor Jesus! (Mateus 1.5)
Á semelhança a mulher virtuosa de Provérbios 31, Raabe salvou a sua família porque não teve medo do que estava por vir, e ela creu - e por isso, planejou.

Creia que Deus pode fazer infinitamente mais e planeje sua vitória...

PROVÉRBIOS 31.20 " ABRE MÃO AO AFLITO, E AINDA A ESTENDE AO NECESSITADO"


ELA AJUDA....

E essa ajuda não é só aos pedintes na rua. Geralmente cometemos o erro de pensar que não ajudamos mais pessoas porque não temos acesso direto. Quando, na verdade, elas estão á nossa volta - ás vezes até mesmo dentro de nossa própria casa. Quanto ajudam instituições de caridade, mas não percebem a dor nos olhos de seu colega de trabalho ou o olhar perdido estampado no rosto do seu filho? Logo ali, bem na sua frente. Tanta coisa poderia ser feita, tanta coisa poderia ser consertada...
A mulher virtuosa está sempre em busca de maneiras de ajudar alguém necessitado, seja quem for. Ás vezes, tudo o que a pessoa precisa é de um sorriso, uma palavra de encorajamento, uma visita ou mesmo uma sacola de roupas.
Muitas vezes o que você receberá de volta ao dar é ingratidão. Existem milhares de pessoas que quanto mais você dá, mais elas querem tirar de você. Mas se você parar de dar, pensando que assim vai conseguir impedir que fiquem mal acostumadas, você vai deixar de receber. Não devemos ajudar ou dar porque receberemos algo em troca, devemos ajudar e dar porque é a coisa certa a fazer. A mulher virtuosa ajuda porque essa é a coisa certa a fazer. Não importa se ela é reconhecida ou não, ela sempre estenderá a mão para ajudar, sempre estará do seu lado quando você precisar, sempre será alguém com quem você pode contar. É praticamente daí que vem toda a sua beleza.
Os seus atos bondosos sem esperar  retribuição ou pessoas que realmente não poderão retribuir, lhe trará uma recompensa maior: Deus! É aí que você se torna uma mulher virtuosa muito mais preciosa que o rubi mais caro.
Deus recompensa aquelas que seguem o Seu exemplo de dar, pois Ele sabe o que não é ser apreciado. Ele sabe o que é ver as pessoas querendo receber e nunca dar algo em troca. Mesmo assim, Ele está sempre á disposição de qualquer uma que clamar por Ele.
Busque maneiras desinteressadas de ajudar o próximo. Fique atenta ás necessidades dos que estão ao seu redor e busque maneiras de ajudá-los.

Ajudemos sem olhar a quem e sem esperar nada em troca... o Senhor é a nossa recompensa!

quarta-feira, 9 de abril de 2014

PROVÉRBIOS 31.19 "ESTENDE AS MÃOS AO FUSO, MÃOS QUE PEGA NA ROCA"


"FUSO" é aquela ferramenta usada para fiar, mas também é um termo usado para descrever a família, relacionado a vida doméstica. A mulher virtuosa reconhece o seu talento doméstico! Quando você reconhece o seu talento, você se torna excelente nisso.
Nós decidimos praticamente tudo em nossas vidas.Se decidirmos que não podemos fazer algo, não o faremos. Não importa o quanto tentemos, é inútil, pois insistimos em provar que estamos certas em pensar que não podemos. Ser dona de casa é um talento nato, ou seja, nasceu com a mulher. A sua atitude de fazer um bom trabalho só revela o que sempre teve dentro de si.
Até a dona de casa mais talentosa tem aqueles dias em que não quer fazer nada. Mas isso não faz parte da sua natureza, não é algo que acontece todos os dias. A mulher virtuosa entende muito bem o seu papel dentro de casa. Ela não espera que ninguém o desempenhe em seu lugar. Temos a habilidade de cuidar de nossas casas, devemos aprimorá-las para que a tarefa se torne mais fácil. O mesmo se aplica ás demais coisas da casa. Está tudo dentro de nós, mulheres. Passe essas responsabilidades á maioria dos homens e você vai testemunhar uma verdadeira batalha masculina.
Muitas pessoas pensam que ser dona de casa diminui a mulher. Mas eu acho que se trata de um grande talento que se tornou desvalorizado e depreciado. Tem mulher que se sente envergonhada em dizer que não trabalha fora. Mas não é, é dentro do lar que se forma um ser humano digno.
A beleza desse nosso talento é que você pode ser uma dona de casa excelente e ainda ser uma excelente mãe, excelente esposa, excelente amiga e uma excelente profissional - coisa que raramente se vê no mundo masculino.
Meninas, isso é exclusividade nossa! E tem muito valor...Se isso não é habilidade, então o que é?
Quanto mais lemos sobre a mulher virtuosa, mais percebemos que ela é como nós, só que mais consciente. E é aí que muitas de nós falhamos. Ficamos tentando encontrar motivos para nos sentirmos bem conosco, quando na verdade, é só uma questão de reconhecer nosso valor, entendermos o quanto somos capazes e o quão privilegiadas somos por termos tanto para dar aos outros.

HABILIDADES DEVEM SE DESENVOLVIDAS
As habilidades devem ser desenvolvidas por aquelas que têm interesse. Se você se interessar em desenvolver seu lado feminino, você vai começar a trabalhar nele, e á medida que trabalha, você se aprimora, desenvolvendo novas habilidades com o passar do tempo.
Se você acha que não tem talento algum, então saiba que pelo menos um, que é a mesma que todas as mulheres do mundo têm - você é uma talentosa dona de casa. Se vai desenvolver ou não esse talento vai depender de você. E se você se aplicar, vai ver que excelente dona de casa você é!

Quais habilidades você tem deixado de usar?Que outras habilidades gostaria de ter?
Busque-as, aprenda, desenvolva-as...descruze os braços vá a luta...você é uma mulher habilidosa, talentosa. Coloque suas habilidades em prática...

A Paz do Senhor...

sexta-feira, 28 de março de 2014

PROVÉRBIOS 31.18 " ELA PERCEBE QUE O SEU GANHO É BOM, A SUA LÂMPADA NÃO SE APAGA DE NOITE"


Muitas mulheres querem ter a sua própria família, um marido, criar filhos e um lar para cuidar. Mas é triste como muitas dessas pessoas se esquecem completamente das coisas que tanto queriam no momento em quem as conquistam... É quando frases como estas começam a ser ditas: "Eu estou muito cansada para preparar o jantar hoje", "Mal posso esperar que o meu filho comece a ir para a escola e me dê um descanso!" "Eu não tenho tempo para cuidar dessa casa, minha família tem que aceitar isso". Esses e muitos outros comentários vergonhosos são feitos todos os dias por mulheres que um dia desejaram ter tudo e agora esse "tudo" se tornou um fardo para elas.
A mulher virtuosa aprecia o que tem,e a maneira pela qual ela expressa o seu apreço é providenciando o melhor para os seus filhos, para o seu marido e para a sua casa. O prazer com que você faz as responsabilidades básicas da casa: limpar, lavar, passar , cozinhar...revela o quanto você aprecia sua família.
Você só pode começar a apreciar alguma coisa quando entende  seu significado e conhece o seu valor e você só conseguirá apreciar os outros se apreciar a si mesma. Talvez seja por isso que você saiba que mais por sua família, mas não consegue, já não lhe resta coisa alguma para dar -  Isso ocorre devido a maneira que você se vê.
Nós determinaremos quem somos pela maneira que nos enxergamos (leia Provérbios 23.7). A mulher virtuosa percebeu que o seu ganho era bom. Ela trabalhou duro para isso.
Vamos fazer uma análise de nós a partir do nosso nascimento: você foi feita de uma forma maravilhosa. Desde o início, mostramos nossa capacidade de sermos alguém pois dentre milhões de espermatozoides que nadavam á toda velocidade rumo ao óvulo, você venceu. Além disso, o período no útero pode ter nos apresentado mais desafios: mães podem ter passado por problemas de saúde ou emocionais que inevitavelmente as afetaram. Não foi culpa sua, mas você era parte dela e assim ficou exposta ás mesmas coisas, mas você venceu.
Dentro de nós há uma vencedora, alguém esperando uma oportunidade para provar que você está errada quando pensa que não pode, que não é capaz, que não é boa o bastante. Essa vencedora precisa sair e fazer as coisas que você tem medo, as coisas que você não acredita que possa ou deva fazer. Você vai se surpreender com o quanto pode mudar se apenas começar a apreciar essas pequenas coisas em você. Reconheça que a sua capacidade vai além do seu entendimento, Deus é quem te capacita!
Quando você começar a se apreciar, logo começará apreciar as pessoas á sua volta também. Sabe o que acontece quando começa a apreciar as outras pessoas? Elas começam a apreciar você também.
A Palavra de Deus nos relata a história de uma mulher que apreciava  (Leia o livro de Ester, você tirará grandes ensinamentos). Farei aqui um breve resumo: "Ester era uma jovem judia, solteira, órfã e inocente quando o rei Assuero decidiu fazer uma coleção de todas as belas e jovens virgens de todas as suas 27 províncias com a finalidade de substituir a rainha Vasti, que não o apreciava. Naquela época, os judeus não eram vistos com bons olhos; eram perseguidos pela maioria das nações. Então, Ester não era exatamente a mais apreciada das candidatas, no entanto, ela era diferente. Essa diferença estava dentro dela. ("E era jovem bela, de boa aparência e formosura" Ester 2.7) -  Esse versículo na Bíblia em inglês descreve Ester como amável e bela. Ela era primeiro amável e depois bela. Uma mulher amável se torna bonita por natureza. Sua beleza vem de dentro. Ester era uma jovem de Deus e, assim como Deus a apreciava, ela também apreciava a Ele e a tudo que Ele permitia que passasse.No início, deve ter sido estranho ser arrastada para o harém de um rei pagão, mas ela decidiu confiar em Deus e tirar proveito da situação em que Ele a havia colocado. Ela se destacou entre todas as outras jovens (Ester 2.13-15). Ao saber que seria comparada com outras mulheres,ela não fez o que a maioria de nós faria - encontrar um jeito de ficar mais bonita! Ela gostava de si mesma, ela sabia quem era e, acima de tudo, ela sabia em quem cria - Ele cuidaria dela. Na passagem de Ester 2.17 fica bem claro que Ester não foi escolhida porque era a mais bonita, mas porque 'alcançou perante ele favor e benevolência mais do que todas as virgens'. Somente aquelas que apreciam quem são e, consequentemente, apreciam as pessoas á sua volta podem ter esse tipo de graça. Até o homem de coração mais endurecido, como o rei Assuero, foi tocado por ela. Ela possuía exatamente a qualidade que faltava á antiga rainha: APRECIAÇÃO."

APRECIAÇÃO: Apreciar - Estimar, Admirar, Gostar, Sentir-se bem com alguém ou algo.

Agora, analise bem a palavra "apreciar" e seus significados e pergunte a si mesma: "Você aprecia a Deus?"  "E a você?" " E aos outros?"
Como você pode se apreciar mais e aos outros? E a Deus? Faça uma lista de coisas que pode começar em prática e aprenda a se valorizar...

A paz do Senhor encha seus corações e lhes fortaleça e assim como Ele te ama, você aprenda a se amar.


PROVÉRBIOS 31.17 "CINGE OS LOMBOS DE FORÇA E FORTALECE OS BRAÇOS"


ELA É FORTE!

Aqui  fala de força espiritual, que é uma necessidade que todas nós temos, tanto as fortes como as fracas fisicamente. Quando a vida nos dá um golpe a nossa força física é inútil se não estivermos em boa forma espiritual. Uma mulher forte vai seguir em frente mesmo que todos á sua volta tenham pressionado o botão de "pausa". Uma mulher forte não desiste.
A mulher virtuosa cingiu-se da força de que iria precisar - a sua fé.
"CINGIR-SE"  era o que os soldados faziam quando colocavam seus cinturões. Ao fazer isso, o soldado garantia que nenhuma batalha o surpreenderia despreparado, pois no cinto estava presa a sua espada. Quando você se cinge para algo difícil você se prepara. Isso é uma coisa que pouca gente faz.
A nossa fé nos fortalece, temos que acreditar! Uma das coisas mais fáceis que você pode escolher fazer é acreditar; e você ficaria surpresa em saber o quanto crer está ligado á força.
Quando você não acredita em si mesma, é certo que vai falhar em tudo o que fizer. Umas das razões mais comuns de uma pessoa não acreditar em si mesma, é simples: ela tem a mente fraca. A mulher que tem a mente fraca absorve qualquer pensamento mau que lhe é soprado. Você não tem que levá-los em consideração, você não precisa sequer notar a presença deles. Sinta-se á vontade para fechar a porta na cara deles. A sua começa a se desenvolver quando você fecha a porta dos maus pensamentos e acredita em si mesma.
Uma parte da força da mulher é acreditar em si mesma, mas a parte mais importante é crer em Deus. A crença em Deus lhe dará força para superar os infortúnios da vida. Você tem que saber que os braços de Deus estarão sempre prontos para segurá-la.
A mulher virtuosa tinha o pacote completo: ela tinha a sua própria força e a de Deus também. Ter fé em Deus é a maneira mais eficiente de se viver uma vida plena e feliz. Você nunca vai encontrar uma pessoa realizada que tenha uma fé ativa em Deus.
A fé ativa não é um tipo de fé que comumente vemos á nossa volta, não se trata de ser religiosa ou ir á igreja todos os dias. Ter uma fé ativa é ter um  relacionamento verdadeiro com Deus: você O conhece, fala com Ele, O ouve, faz a vontade dEle, vive de acordo com o desejo dEle, O serve.  Para ter um relacionamento verdadeiro com Deus tem que abrir mão de boa parte de quem você é e daquilo que você quer.
A força que precisamos para nos tornarmos uma mulher virtuosa, receberemos com uma entrega total ao Senhor. Todo mundo passa por momentos difíceis na vida, todos se decepcionam, mas, nem todo mundo tem a força necessária para seguir em frente - Essa força é Deus em sua vida.
Deus nos chama a sermos mulheres fortes. Nos dias de hoje, sempre que você tenta mostrar a verdade para as pessoas, elas a ignoram, a odeiam, e inventam histórias a seu respeito. É mais fácil não dizer nada e evitar problemas desnecessários, mas não foi para isso que Deus nos chamou. Todas nós devemos ser testemunhas dEle neste mundo corrompido.
A mulher virtuosa é forte, e por causa da sua força toca a vida das pessoas. A força dela é muito maior do que aquilo que os nossos olhos podem ver. É uma força que está profundamente enraizada nela e ninguém pode derrubá-la. A sua força vem de Deus.

Você tem cultivado essa força ultimamente?
Pense no que você deve fazer para alcançá-la...Vai uma dica: Busque mais a Deus, entregue sua vida completamente ao controle dEle...

Continua na próxima...

segunda-feira, 17 de março de 2014

PROVÉRBIOS 31.16 "EXAMINA UMA PROPRIEDADE E ADQUIRE-A, PLANTA UMA VINHA COM AS RENDAS DO SEU TRABALHO"


ELA VAI EM BUSCA DE OPORTUNIDADES!!!

Às vezes, os nossos afazeres sugam todo o nosso tempo, não restando quase nada para coisas novas, idéias novas, oportunidades novas.
As oportunidades são como tesouros escondidos e as pistas não são muito claras - poucas de nós as entendem. Mas, ao mesmo tempo em que controla as suas finanças a mulher virtuosa também fica de olho em novas oportunidades de aumentar o seu ganho. Ela poderia usar seu lucro para comprar roupas nova para a sua família, mas decide investir o seu dinheiro para aumentar o ganho da família. Decide, então, plantar uma vinha. Quem pensaria nisso?
As pessoas que buscam novas oportunidades se destacam, são diferentes, fazem coisas que ninguém pensa em fazer. Tomam mais iniciativas, com certeza, acham ais oportunidades. As pessoas que reclamam que não têm oportunidades são exatamente as que ficam esperando as coisas acontecerem.
Se você se conformar em fazer as mesmas coisas todos os dias, vai acabar perdendo o que a vida tem de melhor para lhe oferecer.

*Viver é mudar, é se tornar melhor, é fazer melhor, é crescer.

A vida é cheia de oportunidades. O futuro depende de nós, do que fazemos hoje. Devemos buscar oportunidades e tomar a iniciativa.
Maria Madalena (Mateus 28) é uma mulher que tomou a iniciativa e essa simples iniciativa de ir até o túmulo de Jesus lhe trouxe uma nova perspectiva de vida ao saber que o Seu Senhor não estava mais morto - Ele estava vivo!
A mulher virtuosa não reclama pela falta de oportunidades, ela vai em busca de oportunidades. As próprias circunstâncias á sua volta podem lhe  a dica do que fazer, você só precisa olhar para encontrar.
Não fique esperando as oportunidades baterem á sua porta, nunca as achará. Você tem de sair e procurá-las, só assim vai encontrar.

Agora lhe faça algumas perguntas:
*O que você está esperando que aconteça na sua vida?
*Que iniciativa você pode começar a tomar a partir de hoje que vão pôr fim á espera e dar início ao processo de conquista?

Você ainda está aí??? Saia, corra atrás das oportunidades.... Até a próxima!!!

A Paz do Senhor encha seus corações...

sábado, 15 de março de 2014

PROVÉRBIOS 31.15 "É AINDA NOITE, E JÁ SE LEVANTA, E DÁ MANTIMENTO Á SUA CASA E TAREFA ÁS SUAS SERVAS"

ELA É DISCIPLINADA...

Não é fácil se levantar enquanto ainda é dia lá fora. Você sente como se não devesse ficar de pé, mas você sabe que se não se levantar logo as coisas não vão ficar prontas a tempo.
A mulher virtuosa sabe que se não organizar o seu tempo adequadamente, as coisas vão ficar por fazer. É por isso que ela levanta cedo e não perde tempo com "boas" sensações passageiras. O seu corpo não controla o seu dia, e sim a sua mente.
A mulher virtuosa tinhas empregadas e poderia ter se dado ao luxo de dormir até tarde... Mas é interessante notar que, apesar de ter pessoas para providenciar o alimento para sua família, ela tomou para si essa responsabilidade. Tenho certeza que ela sempre pensava: "Se você quer uma coisa bem feita, faça você mesma". As coisas nunca saem exatamente como queremos quando delegamos as nossas responsabilidades a outras pessoas. Mas você também não pode fazer tudo sozinha - isso é fato.
A disciplina é muito importante. É uma maneira de lidar com a vida de uma forma mais organizada. A disciplina funciona com tudo em seu devido lugar com um propósito. A mulher virtuosa tinha empregadas para fazer as coisas que ela não podia, mas ainda assim, era ela quem mantinha o controla de sua casa - ao contrário de muitas mães hoje em dia, que deixam seus filhos serem criados por babás. Você não precisa ficar em casa o dia todo para criar uma criança, mas o pouco tempo que você passa em casa deveria ser o suficiente para lhe dar amor, carinho, compreensão, importantes lições de vida e tudo aquilo que faz parte de uma boa educação.
Quando uma mulher é disciplinada, ela sabe o que é importante em sua vida. Nada vem antes de suas prioridades.
A disciplina é dinâmica. Mulheres dinâmicas conseguem fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Enquanto uma herdam o gene das "múltiplas tarefas", outras aprendem devido á necessidade. Por essa razão não perdem tempo sonhando acordadas, vendo TV, navegando na internet, batendo papo a telefone, enviando mensagens para as amigas, fofocando na hora do almoço. se metendo onde não são chamadas, ou mesmo reclamando de suas dores e mazelas. É óbvio que elas se divertem, mas há hora e lugar para isso. Elas estão sempre pensando em melhores maneiras de fazer o que fazem, de aprimorar o seu trabalho, de fazer a diferença. Dessa forma, elas normalmente não se envolvem em problemas. Suas mentes são muito produtivas, então nunca ficam ociosas ou dão vazão a pensamentos ou idéias ridículas.
Ela planeja seu dia e sua semana com antecedência. Tudo se encaixa perfeitamente: o seu tempo com Deus, família, casa, trabalho, o aprendizado de algo novo, saúde e beleza. Todo esse controle faz dela uma mulher feliz e uma agradável companhia.
Nem sempre as coisas saem do jeito que ela planeja - ela não é a D. Perfeita, ela simplesmente não perde tempo com os seus erros; Ela aprende com eles e vai em frente. Não há tempo para se lamentar! Ela é ágil, pensa rápido, reage rápido, começa rápido, anda rápido.
A mulher dinâmica faz o que tem que ser feito. Ela odeia deixar as coisas para depois. Se tem algo para fazer, vai achar tempo para fazer ou então vai acabar perdendo o sono. Ela é eficiente. Dê a ela uma responsabilidade e ela cumprirá o prazo e fará o trabalho melhor do que você esperava.
O segredo da organização é saber quais são suas prioridades. Sempre haverá muitas coisas a fazer, sempre haverá pouco tempo para fazê-las; por isso, não cometa o erro que muitas mulheres cometem hoje em dia: elas estão perdendo suas famílias, o respeito próprio, a sua reputação, e até sua juventude simplesmente porque não querem priorizar.

FAÇA A LISTA DE PRIORIDADES, ORGANIZE-A E MÃOS A OBRA RUMO A UMA VIDA DE VITÓRIA...

domingo, 9 de março de 2014

CUIDADO..ESSE NÃO É O SEU LUGAR!!!

VOU DAR UM BREVE PAUSA NO ESTUDO DE PROVÉRBIOS PARA FALAR DE ALGO QUE TEM ME CHAMADO ATENÇÃO NOS ÚLTIMOS TEMPOS...PRECISAMOS ESTAR EM ALERTA PARA NÃO DESONRARMOS NOSSO MARIDOS....
Essa imagem me revelou muito sobre o que quero falar...Esposa tentando intimidar seu marido, lhe chamando atenção, lhe envergonhando diante dos outros....

Tenho vivenciado situações constrangedoras que me entristeceram muito, pois vi "mulheres de Deus" fazendo, estão escolhendo desonrarem seus maridos, humilhá-los, desrespeitá-los, especialmente em público. Tenho visto maridos sendo repreendidos por suas esposas, trazendo-lhes desonra, vergonha, eles se submetem a isso para não serem ainda mais envergonhados e vão se fechando em si mesmos, escondendo suas opiniões, porque para suas "sábias" mulheres, eles estão sempre errados e não merecem a autoridade que Deus lhes deu, será? Quem somos nós para questionar algo dado por Deus?
Acredito que isso seja uma estratégia de satanás, implantado em nossos lares a Síndrome de Jezabel e Acabe ou como já ouvi um pastor dizer: O homem banana e a mulher abacaxi - Pr. Claudio Duarte. A mulher tome o lugar de autoridade do marido e o marido se submete a ela...Não foi para isso que Deus nos fez!
Temos aprendido aqui sermos auxiliadora idôneas, mulheres virtuosas e essas situações citadas acima nada tem haver com a esposa que Deus criou, fomos criadas para honrar nossos maridos, encorajá-los, engrandecê-los diante dos outros, quando os repreendemos estamos fazendo tudo ao contrário.
Precisamos identificar se essa síndrome de Jezabel tem se manifestado em nós para então expulsá-lo de nossas vidas.
Citarei abaixo algumas atitudes que envergonham nossos maridos e que pode ser manifestação do espírito de Jezabel:

  • Insubmissão a seu marido e autoridades em geral (Romanos 13; Efésios 5.22-24) ;
  • Reprime o marido a tal ponto que o mesmo se torna omisso, fugindo de suas responsabilidades, deixa a mulher roubar sua autoridade, tornando-se o homem banana;
  • Rebeldia - ou é do seu jeito ou "roda a baiana";
  • A mulher é controladora, toma a frente;
  • É agressiva no falar;
  • Manipuladora, para que tudo seja a sua maneira;
  • Impõe sua vontade, é egoísta, visa só o seu bem estar;
  • Repreende e revela falhas de seu marido diante de outras pessoas;
  • Faz questão de mostrar quem é que manda;
  • Dominadora - todos tem que agir da maneira que ela decidiu ser a correta ou que ela quer;
  • Autoritária, quer comandar o marido, é mandona;
  • Independente;
  • Não aceita crítica;
  • Quer se igualar ao marido em qualidades e responsabilidades;
  • Constrange o marido diante dos outros;
  • O marido toma uma decisão e ela o obriga a voltar atrás;
  • Diminui seu marido;
  • Ela é intimidadora;
  • Não ouve seu marido. Acha que só ela sabe o que é melhor;
  • Acha que o marido tem a obrigação de estar sempre disponível pra ela. Cobra 100% de atenção.
AGORA VEREMOS COMO DEVEMOS AGIR:
  • Por maior que seja a besteira que seu marido esteja dizendo não o repreenda diante dos outros, não lhe chame atenção de maneira agressiva, isso vai envergonhá-lo diante dos outros, vai trazer constrangimento a ele e aos outros (Não existe coisa mais feia que uma esposa repreendendo seu marido, em público), isso sim é o que temos que controlar. Seja discreta ao alertá-lo sobre sua falha, isso é um assunto só entre vocês, ninguém precisa ver as falhas de seu marido, você esposa sábia tem que escondê-las e ajudá-lo a corrigi-las;
  • Não tire a autoridade que Deus deu a seu marido, não tente controlá-lo, dominá-lo. Deus o colocou como sacerdote, como cabeça na sua casa - a autoridade é dele. Não permita que o espírito de Jezabel inverta a autoridade do seu lar.O seu marido é autoridade porque Deus assim estabeleceu, o seu papel é obedecer. Não tome o lugar do seu marido;
  • Tenha cuidado com a forma de falar com seu marido, que o seu falar não demonstre a seu marido que você se acha superior a ele;
  • Aceite seu marido como ele é, ajude-o a se tornar uma pessoa melhor;
  • Reflita sobre os pontos fortes de seu marido e não sobre os fracos. Lembre, não é seu trabalho corrigi-lo, é trabalho do Espírito Santo - ame seu marido!
  • Não fale com hostilidade com seu marido, sempre fale com amor;
  • Não crie expectativas sobre seu marido, contente-se com quem ele é. Não o compare a ninguém;
  • Seja companheira - você pode até querer afastar-se emocionalmente dele, ás vezes, pensando que seu marido não merece seu afeto e amor. Não dê lugar a essas emoções. Honre-o, porque fazendo isso, você está honrando a Deus por meio da sua obediência;
  • Fale sempre palavras que edificam antes de qualquer palavra que repreenda (Efésios 4.29);
  • Fale palavras incentivadoras a respeito dos pontos fortes dele na frente dos outros, fazendo-o sentir-se importante;
  • Nunca aponte as fraquezas dele ou faça piadas sobre elas;
  • Quando estiver chateada, ore pedindo sabedoria a Deus antes de falar;
  • Seja cuidadosa ao oferecer conselhos, principalmente quando não lhe foram pedidos. Isso demonstra confiança na liderança dele. Entenda e aceite - ele é o líder, e isso foi Deus quem determinou;
  • Elimine as frases:"Está vendo, eu avisei" (essa é difícil néh?), ou "Se ao menos você me escutasse";
  • Pare de reclamar com seu marido, entregue suas aflições a Deus, aprenda a ficar quieta;
  • Pare de desafiar as decisões de seu marido;
  • Não o interrompa quando ele estiver falando, isso demonstra desrespeito, desvalorização das idéias dele;
APRENDA A : CALAR, SUPORTAR, OUVIR, REVER SEUS POSICIONAMENTOS, TER CORAGEM DE PERCEBER SEUS ERROS, PEDIR PERDÃO, FALAR UTILIZANDO O PRINCÍPIO DE RESPEITO.

VAMOS REFLETIR SOBRE CADA UM DOS ITENS, PARA VERMOS AONDE ESTAMOS ERRANDO...BUSQUEMOS HONRAR NOSSOS MARIDOS, POIS ASSIM ESTAMOS HONRANDO A DEUS!!!! NÃO PERMITAM QUE O ESPÍRITO DE JEZABEL INVADA SEU LAR, EXPULSE-O AGORA DE SUA VIDA E VIVA TUDO DE MELHOR QUE DEUS TEM PARA O SEU CASAMENTO....

FIQUEM NA PAZ E NA PRÓXIMA CONTINUAREMOS COM A MULHER VIRTUOSA DE PROVÉRBIOS....

sábado, 1 de março de 2014

PROVÉRBIOS 31.14 "É COMO UM NAVIO MERCANTE: DE LONGE TRAZ O SEU PÃO"

Ela dá um jeito...Busca soluções!!!!
A mulher virtuosa de provérbios 31 vivia numa época em que não havia supermercados, máquinas de lavar, transportes ou lojas. Talvez você se pergunte como ela conseguia fazer tudo com tão poucos recursos. Mas, assim como nós vivemos tantos anos sem telefone celular e sobrevivemos, ela também deu o seu jeito.
Nós aprendemos a viver com o que temos. Isso é uma das coisas boas da vida. Todos os animais aprendem a viver em seu habitat natural, mas quando esse ambiente é ameaçado, a vida também é ameaçada...Bem, não para a mulher virtuosa.
Esse versículo deixa claro que sua cidade de origem não estava lhe dando tudo que precisava, caso contrário, ela não teria que viajar para longe em busca de alimento, uma das necessidades mais básicas do ser humano. Ela tinha uma família para cuidar e tinha que dar um jeito para fazer isso.
Geralmente, as pessoas perdem tempo reclamando das coisas que não tem, em vez de acharem uma maneira de consegui-las.
Exemplos de reclamações e o que fazer:

  • Ainda não tenho marido, estou ficando velha: Invista em seu relacionamento com Deus, faça dEle o seu marido, e então você vai dar um jeito na solidão e nos problemas da idade de uma vez por todas. Além disso, você estará investindo nAquele que pode lhe da um companheiro para a vida toda;
  • Ainda não tenho emprego: Comece a fazer algo para ganhar dinheiro.
Muitas de nós amam o conforto, um lugar onde se sentem em casa, sem preocupações; Deixam a vida lhes dizer aonde ir e, por isso, não chegam a lugar algum. A mulher virtuosa é quem decide aonde vai, ela sempre acha um jeito de chegar lá.

Quando você se sentir incapaz de achar um jeito, encontrar uma solução; Lembre-se é Deus quem lhe capacita. Quando tudo a sua volta diz que "não", é que você tem que achar uma saída. É fácil dar um jeito quando tudo está favorável.
Tudo o que nos aprisiona ou nos impedi de seguir em frente deve ser encarado como uma oportunidade de achar uma saída. Temos que dar um jeito, o primeiro passo é nosso e, então Deus dá o jeito dEle. Todo milagre e toda oração respondida começa em nós.
Tamar  (Gênesis 38) foi um exemplo disso (dê uma paradinha aqui, pegue sua Bíblia e leia a história dela), quando lhe foi negado por seu sogro o direito de adquirir descendência, ela deu um jeito e Deus deu um jeito e ela conseguiu o que tanto desejava, engravidou. Ela tomou uma atitude drástica, que muitas vezes será necessário, para conquistar algo que era um direito garantido pela lei de Deus e Judá (seu sogro) reconhece que ela foi justa: Gênesis 38.26 "Reconheceu-os Judá e disse: Mais justa é ela do que eu, porquanto não a dei a Selá, meu filho. E nunca mais a possuiu."
Tamar além de não ter cruzado os braços e ficado se lamentando, ela permaneceu fiel á família de Judá, muito embora eles certamente não merecessem. A nossa fidelidade não pode está condicionada a do outro.
Muitas mulheres já transformaram seus maridos incrédulos em homens de fé por causa de sua atitude. Algumas de submeteram aos seus maridos alcoólatras e viciados como se estivessem fazendo para Deus, e suas atitudes revelaram tanto amor que seus maridos sentiram remorso pelo tratamento que estavam dando ás suas esposas, e mudaram.

* Que problema você não tem conseguido resolver? Pense em maneiras de se livrar dele e, seja qual for a sua idéia (claro com direção de Deus), a coloque em prática de forma consistente. Não desista! A primeira tentativa, geralmente, não funciona.

Que o Senhor lhe abençoe e lhe capacite para descruzar os braços e dar um jeito na situação!

Até o próximo versículo...

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

PROVÉRBIOS 31.13 "BUSCA LÃ E LINHO E DE BOM GRADO TRABALHA COM AS MÃOS"


Umas das coisas mais feia que uma mulher pode ter é a preguiça, e ela sabe disso. A preguiça nos faz sentir mal em relação a nós mesmas e, geralmente, descontamos nas pessoas ao nosso redor. As coisas não funcionam do jeito que deveriam, o tempo passa rápido demais, tarefas ficam por fazer e, de repente, estamos gritando com os nossos filhos, sendo rudes com uma atendente. Enfurecemos aos outros e a nós mesmas, pois lá no fundo sabemos que é tudo culpa nossa. Poderíamos ter feito mais, mas decidimos ser preguiçosas.
Pessoas preguiçosas não são boas o suficiente para assumir cargos importantes.
Geralmente, as pessoas atribuem a preguiça a falta de tempo, mas se acompanhá-las durante um dia inteiro, vai descobrir onde o tempo delas tem realmente sido gastos...Elas levam muito tempo para realizar suas tarefas, não se esforçam para terminar o que começam e, na maioria das vezes são vagarosas e se distraem facilmente.
A mulher virtuosa é trabalhadora.Ela não trabalha duro apenas com as mãos, mas com a cabeça também. Está sempre aprendendo coisas novas, sempre investindo um pouco mais em suas habilidades. E ela não precisa que ninguém lhe mande fazer isso. Ela trabalha duro porque quer. Para ela não é um fardo a lista mais básica de coisas a fazer: a casa a ser limpa, a roupa a ser lavada ou passada...
No momento que algo se torna um fardo para nós sabemos que não vamos dar o nosso melhor na sua execução e então começamos a culpar os outros pela nossa preguiça: "Ninguém me ajuda com os afazeres da casa" ou "Eu tenho uma vida também, sabia?"
Quando trabalhamos de bom grado,mesmo que seja um trabalho árduo, mostramos que somos dignas de confiança.
A preguiça é um sentimento, e se você tem o hábito de viver pelo que sente, você tem um problema. Talvez até queira conquistar algo, mas não sente vontade de trabalhar duro para que isso aconteça, e se o seu coração é quem dita as regras, você vai acabar se rendendo á preguiça.
É muito fácil cruzar os braços e dizer que a mulher virtuosa é boa demais para ser verdade! Mas pense um pouco: será que todas nós não podemos ser mulheres trabalhadoras? O que está nos impedindo? Deus não espera que façamos o que não podemos. E se não fizermos pelo menos o que está a nosso alcance, a quem poderemos culpar?
Outro problema é a procrastinação - algo que faz tudo parecer em câmera lenta. Você leva muito tempo para começar algo, para terminar algo...Tudo é deixado para mais tarde. E mais tarde não tem prazo, lhe dá uma sensação de conforto extra. As pessoas sabem que precisam mudar suas vidas, mas insistem em deixar para depois.
Se você deixar que esse sentimento de procrastinação dirija sua vida, nunca chegará a lugar algum. Algumas mulheres acordam tarde, demoram para escolher os brincos, a roupa que vão vestir. Essas mulheres olham olham para aquelas que parecem ter tudo em ordem sempre e se preguntam qual seria o segredo. Eis aqui o segredo delas: Elas não acordam tarde e trabalham duro para realizar suas tarefas a tempo.
É da vontade de Deus que arranjemos tempo para cada coisa; é da vontade de Deus que cumpramos as nossas tarefas. Apenas pense na sensação de missão cumprida! Ficar adiando a sua vida é um sinal de baixa autoestima, insegurança, irresponsabilidade, preguiça, fraqueza, dúvida, confusão, depressão, desorganização e, consequentemente, não ser de Deus. Repare o quanto você se sente longe de Deus quando se descuida e deixa o tempo lhe escapar pelos dedos.
Você fica num círculo vicioso, você nunca muda, nunca melhora, nunca sai do lugar, fica estagnada...
Como você muda isso?
Faça o que Deus faz: controle o seu tempo, tenha disciplina, e nunca mais deixe que algo atrase sua vida, seja preguiça, lentidão ou distração. Em outras palavras: trabalhe duro!
Definição de trabalho duro: "Quando você não faz  que tem vontade, mas sim o que tem de fazer, então você trabalha duro". E é isso que a mulher virtuosa faz. Ela de bom grado trabalha com as suas mãos.
Vejamos um exemplo de mulher trabalhadora:
Rute 2.2-3 "Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele que mo favorecer. Ela lhe disse: Vai, minha filha! Ela se foi, chegou ao campo e apanhava após os segadores..."
Pessoas trabalhadoras tomam iniciativa. Elas não gostam de esperar, gostam de fazer as coisas acontecerem.
A mulher virtuosa é trabalhadora, independentemente das circunstâncias, e ela trabalha de bom grado.

* Em que você deveria estar trabalhando duro neste exato momento?
* O que a está impedindo?
*O que você pode começar a fazer a respeito disso a a partir de agora?

Crie um planejamento diário e o coloque em prática por uma semana, e depois por duas; e quando já estiver treinada, crie um novo planejamento a fim de se aperfeiçoar ainda mais.

Até a próxima...Vamos agir já!!!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PROVÉRBIOS 31.12 " ELA LHE FAZ BEM E NÃO MAL, TODOS OS DIAS DA SUA VIDA


Todo mundo quer ser feliz. Mas nem todo mundo sabe o quanto a felicidade depende da própria pessoa. É muito comum ouvir uma mulher solteira dizer que quer muito se casar um dia e ser feliz, mas você não vai ouvi-la dizer que quer muito se casar para fazer um homem feliz. Ela na verdade só se importa consigo mesma, com sua própria felicidade.
A mulher virtuosa faz bem a todos a sua volta. Ela não lhes traz vergonha, não lhes causa problemas, e não lhes faz qualquer mal.
Provérbios 31.12 não diz que o marido faz bem primeiro á mulher para que, então, ela lhe faça bem todos os dias da sua vida. O versículo só fala que ela lhe faz bem, com um propósito. Devemos ser para as pessoas aquilo que queremos que elas sejam para nós. Dar o que queremos receber. Fazer o que esperamos que os outros façam.
É tão mais fácil lidar com as pessoas ao nosso redor quando nos colocamos no lugar delas. Muitas pessoas fazem bem aos outros com a intenção de receber algo em troca. Se fazem o bem para serem recompensadas ou reconhecidas, na verdade estão visando seus próprios interesses. A mulher virtuosa faz bem porque se importa com os outros, não consigo mesma. Ela dá pelo simples prazer de dar, não pelo prazer de receber mais tarde. Ela é amiga de verdade até para as pessoas que não gostam dela. A sua bondade não depende dos outros.
Lia (Gênesis 29), a esposa de Jacó foi um bom exemplo de Provérbios 31.12, ela admirava seu marido e lhe fazia bem, mesmo sem ser amada por ele. Lia entendeu que Jacó não a amava tanto quanto a Raquel, mas isso não lhe impediu de lhe dar o seu amor. Ela continuou lhe agradando, independentemente do quão indesejada ele a fazia se sentir.
Muitas esposas caem na armadilha de fazerem bem aos seus maridos somente quando eles lhe fazem bem primeiro. É sempre as mesmas histórias: "Meu marido não me entende", "Meu marido não me ajuda"...Eu, eu,eu...Sempre eu! Esse sentimento é compreensível, acredito que todas nós mulheres temos as mesmas reclamações. Tudo gira em torno das nossas necessidades. Nos concentramos em nossas necessidades e não percebemos as necessidades de nossos maridos. Nos chateamos porque nossas necessidades não foram atendidas e queremos que o mundo saiba. Não nos damos conta de que enchemos a paciência deles quado reclamamos ou tentamos explicar o porque estamos chateadas.
E porque reclamamos tanto?
Reclamamos porque achamos que se não formos ouvidas, as coisas não vão mudar, e se não falarmos sem parar, achamos que eles não vão faze nada a respeito. Mas não é bem assim! Encher a paciência, reclamar ou explicar os nossos motivos não muda as coisas. As coisas só podem mudar quando nós começamos a mudar. Quando paramos de pensar nas nossas necessidades e começamos a pensar nas necessidades de nossos maridos um milagre acontece: nossos maridos começam a mudar sem que precisemos dizer uma palavra, conforme é dito em I Pedro 3.1-2.
Mudança nunca é fácil, principalmente quando você pára de visar seus interesses para visar os do seu marido, mas é possível e com certeza os frutos serão colhidos. Você muda, ele muda! Esta sempre será a ordem das coisas, seja no casamento ou na família - você muda primeiro.
Não espere que o outro mude para você mudar. Torne-se uma pessoa melhor; trate os outros do jeito que você gostaria que te tratassem. Faça-lhes bem todos os dias, não apenas por uma ou duas semanas.

DICAS PARA NOS AJUDAR COM AS MUDANÇAS:

  • Coloque-se no lugar da outra pessoa e você saberá exatamente o que ela quer e você;
  • Não demore para fazer pelos outros o que você pode fazer facilmente hoje;
  • Se o que você vai dizer não for necessário ou vai machucar o coração de alguém, ou abalar a sua fé, então não diga;
  • Se você tem algo que não precisa e conhece alguém que está realmente precisando, então dê;
  • Você não precisa ter sempre uma palavra a dizer, mas você deve ter sempre ouvidos para ouvir;
  • Faça o que aquela pessoa quer de você, e não o que você sente vontade de fazer por ela.
Leia novamente: "Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias de sua vida" (Provérbios 31.12) - Todos os dias de sua vida. Não apenas hoje ou amanhã, mas de hoje em diante.

Reflexão: O que gostaríamos que as pessoas fizessem ou dissessem? Como gostaríamos que elas se comportassem? Então é exatamente isso o que devemos fazer!

"Toda mudança é um processo, um passo de cada vez...Vamos dar hoje o primeiro passo?"
SEJA VOCÊ A MUDANÇA!


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

PROVÉRBIOS 31.11 "O CORAÇÃO DO SEU MARIDO CONFIA NELA, E NÃO HAVERÁ FALTA DE GANHO"


Esse versículo deixa bem claro a relação entre confiança e dinheiro. O coração do marido confia nela para administrar o seu dinheiro. Confiança tem a ver com maturidade.
Você não pode confiar numa pessoa que não tem maturidade, porque sabe que ela não vai tomar decisões acertadas. Geralmente, a mulher que é imatura não sabe como lidar com suas responsabilidades e gasta seu dinheiro movida por seus sentimentos ao invés da razão.
A maturidade lhe faz pensar nas consequências de suas ações. Para que as pessoas confiem em você, elas precisam ver que você é capaz de pensar por si mesma. Se você quer ser confiável faça a sua parte. Seja responsável. Seja madura. Pense!
Uma mulher confiável não precisa convencer as pessoas de que podem confiar nela, o seu comportamento diário diz praticamente tudo.
A mulher virtuosa pensa em si e na sua família como se fossem um só. Se sua família está enfrentando dificuldades financeiras, ela não fica apenas esperando as coisas melhorarem - ela providencia para sua família.
Seus planos, seu desejos, sua própria vida não são sua prioridade. E, por causa disso, seu marido confia nela. Ele se sente seguro por estarem ambos no mesmo barco e por ele não estar remando sozinho. Sua esposa não apenas põe as necessidades de sua família em primeiro lugar como também economiza - o que, para muitas mulheres, é coisa de outro mundo.
Sua maturidade anda de mãos dadas com suas responsabilidades. Quanto mais responsabilidades você tem, mais madura você é, e mais digna de confiança será.
Existem responsabilidades básicas que só você pode fazer. Vejamos alguns exemplos:

  • Cuidar da sua saúde: alimentar-se corretamente, exercitar-se...
  • Cuidar da sua vida espiritual: orar, ler a Bíblia, manter seu coração limpo, frequentar a igreja...
  • Dar: ninguém pode dar por você;
  • Ser você mesma - Não tente ser outra pessoa;
  • Estar ciente do que as pessoas esperam de você: seja qual for seu papel nessa vida, faça bem feito. Não negligencie suas responsabilidades;
"QUANDO VOCÊ FINALMENTE CONSEGUE PARAR DE CONFIAR NA SUA PRÓPRIA FORÇA E PASSA A CONFIAR SUA VIDA, SUAS PREOCUPAÇÕES, SEUS PROBLEMAS E SUAS DIFICULDADES A DEUS, VOCÊ AMADURECE"

Deus está em busca de mulheres que confiam nEle de todo o coração para que Ele possa fazer a diferença no mundo por meio delas. São mulheres que têm responsabilidade com a sua fé nEle. Para elas, não existe meio termo - vivem o que pregam.

Para finalizar lhe faça algumas perguntas:
  • Será que você é digna de confiança neste exato momento?
  • Seu marido pode confiar as finanças á você?
  • Quem confia em você?
  • O que você pode fazer para que as pessoas confiem mais em você?
  • E quanto a Deus?
Deus abençoe vocês...e busquemos em Deus tornarmos-nos mulheres maduras, confiáveis!!!

Até breve..

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

DESPERTA MULHER

VALE MUITO A PENA VER ESSE VÍDEO...TEMOS MUITO A APRENDER...DEIXEMOS DE NOS CONFORMAR COM ESSE MUNDO (ROMANOS 12.1-2)

EM BREVE CONTINUAREMOS COM OS ESTUDO DE PROVÉRBIOS...

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

PROVÉRBIOS 31.10 "MULHER VIRTUOSA, QUEM A ACHARÁ?"



Conforme mencionei na postagem anterior, vamos dar início ao estudo versículo á versículo sobre a Mulher Virtuosa...Vamos lá??? O Senhor quer nos transformar para o louvor da Tua glória!

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor excede muito o de fina joias." Provérbios 31.10
Em inglês esse versículo é ainda mais específico diz: "o seu valor excede o de rubis". O rubi é uma das pedras preciosas mais bonitas, caras e raras do mundo. Na verdade, ele é considerado soberano incontestável entre todas as pedras preciosas - o "rei das joias".
O valor de uma mulher virtuosa vai muito além do valor físico. Ela enfrenta as mesmas lutas que as outras mulheres do mundo, de todas as idades, nações e circunstâncias adversas, mas nenhuma dessas lutas diminui o seu valor. Suas qualidades e características são raras.
Boa aparência não é coisa rara, qualquer pessoa pode parecer bonita; uma mulher pode pagar os melhores cirurgiões, mas não pode pagar para mudar seu valor. A mulher virtuosa não precisa ser rica ou ter beleza exterior para ter um valor inestimável.
O que é verdadeiramente raro nos dias de hoje?
Mulheres que são felizes consigo mesmas e, consequentemente, são bem casadas e valorizadas por suas próprias famílias. Essa raridade não pode ser comprada, está disponível para aquelas que escolhem seguir o caminho da sabedoria.
Agora, vamos analisar Provérbios 1.20-33, que fala sobre a busca de sabedoria:
1. "Grita a sabedoria, nas praças, levanta a voz".
A sabedoria pode ser encontrada em vários lugares, pois grita na rua, nas praças. Não é preciso ter estudo, vasto conhecimento, aqui diz que a sabedoria é encontrada em lugares comuns. O problema é que nem todas estão verdadeiramente procurando por ela.
2. Até quando, ó néscios, amareis a necedade?"
Néscia é aquela que não tem entendimento, que é ignorante. As néscias são mulheres que não buscam maneiras de se tornarem melhores, em vez disso estão cometendo os mesmos erros e caindo nas mesmas armadilhas na vida.
3. " E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio?"
Em vez de aprender com os erros alheios, zombam e apontam o dedo.
4. "E vós, loucos, aborreceis o conhecimento?"
Odeiam o conhecimento, não suportam ler um livro, dedicar um tempo para a leitura da Bíblia ou ouvir um bom conselho.
5. "Atentai a minha repreensão"
Para adquirir sabedoria, você precisa aceitar a repreensão. As pessoas são muito rápidas em inventar desculpas a fim de evitar a repreensão. É por isso que nunca aprendem, nunca mudam, nunca se tornam pessoas melhores.
6. "Também eu me rirei na vossa desventura"
As néscias não dão ouvidos á sabedoria e, por isso, continuam cometendo os mesmos erros, um após o outro: decisões erradas, relacionamentos errados, carreiras erradas, passos errados.. E em meio a esse estado de perda constante, sentem-se como se estivessem sendo injustiçadas por um mundo cruel e frio. A vida zomba delas. É tanto azar, que chegam a pensar que nasceram para sofrer. Mas não é azar, não é a vida tentando lhes dar uma lição, é simplesmente o resultado da falta de sabedoria.
7. "Procurar-me-ão, porém não me hão de achar"
Não se trata de perder uma oportunidade e nunca tê-la novamente, mas sim de falta de Temor a Deus. A Bíblia sempre apresenta a primeira condição como sendo uma consequência da segunda. Você simplesmente não pode ser sábia sem que tenha Temor a Deus. Muitas pessoas buscam a sabedoria e não conseguem achar, e nunca vão achar sem que busquem a Deus primeiro.
8. "Portanto, comerão do fruto do seu procedimento e dos seus próprios conselhos se fartarão"
Toda ação gera uma reação. As pessoas fazem escolhas erradas e culpam a Deus por seus infortúnios.
9. "E aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva á perdição"
Geralmente as pessoas reconhecem que erraram, até sabem todas as lições que devem ser usadas no futuro, mas em vez de pô-las em prática, se tornam complacentes. Acostumam-se com a vida de fracasso, vão empurrando com a barriga, preguiçosas demais para se levantar e mudar as coisas.
10. "Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal"
Deus sempre nos dá outra chance e, quando finalmente nos agarramos a ela, o nosso futuro muda. Não precisamos mais ter medo ou  fugir do futuro, pelo contrário, esperamos por ele porque sabemos que vem do próprio Deus.

É exatamente este o segredo da mulher virtuosa: Ela vale mais que rubis porque é virtuosa. Ela é virtuosa porque toma as decisões certas na vida. Ela toma as decisões certas na vida porque dá ouvidos á sabedoria. Ela dá ouvidos á sabedoria porque Teme a Deus.

Deixemos a preguiça de lado, as desculpas, o comodismo, nosso bem-estar. Levantemos para mudar e nos tornarmos mulheres virtuosas...Jamais digam é impossível ser essa mulher virtuosa, isso não é verdade, mas depende de nós tornarmos isso verdade em nossas vidas.

Até a próxima postagem, onde continuaremos aprender mais sobre como se tornar virtuosa, bela aos olhos de Deus...
Deus as abençoe e as fortaleça e guarde seus corações!


sábado, 8 de fevereiro de 2014

APRENDENDO A SER UMA MULHER VIRTUOSA


A vontade de Deus para cada esposa cristã é que seu mais importante ministério seja para seu marido (Gênesis 2.18).
A mulher virtuosa é o inverso da mulher deste século, que decidiu viver a sua maneira, contrária a vontade de Deus. Ela também era uma mulher multitarefa, como a de hoje, mas o que a difere é que a mulher virtuosa é digna de confiança, é zelosa, organizada, amorosa e sua principal característica é temer ao Senhor.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA MULHER VIRTUOSA:
Temente a Deus, louvada, destemida, abençoada por seus filhos, trabalhadora, boa para seu marido, valorosa, generosa, sábia, confiável, bondosa.

Uma vez ouvi dizer que  impossível ser a mulher virtuosa de Provérbios 31, que realmente com nossas próprias forças é impossível, mas posso afirmar que o nosso Deus todo poderoso, que nos fez para sermos mulheres virtuosas, é quem nos capacita e o primeiro passo para essa transformação é desejarmos. Por isso, vou iniciar um estudo versículo a versículo de como se tornar essa mulher.
Antes de entrarmos nos versículos vamos ver o significado da palavra virtuosa. A palavra hebraica que designa  "virtuosa" é usada mais de duzentas vezes na Bíblia para descrever um exército. No antigo testamento essa palavra se refere a uma força e é usada para significar apto, capaz, heroico, poderoso, eficiente, opulento, notável. Incrível!! Quanta força em uma só palavra...
"Mulher virtuosa, quem achará?" Com essa indagação Deus nos mostra que essa mulher é extraordinária, um tesouro raro, Cultive no seu coração o desejo de ser uma mulher de caráter, uma mulher que seja bela aos olhos de Deus.
Você pode se perguntar: Mas como vou me tornar bela aos olhos de Deus??? É muito difícil ser essa mulher virtuosa. Dê tempo ao tempo - coisas grandiosas não acontecem do dia para a noite, nem por acaso! Então, me vem outra questão: "Que tempo é esse tão necessário para que nos tornemos virtuosas?
  • Tempo com Deus, lendo sua Palavra - Reserve um tempo diariamente para estar com Deus e ler sua Palavra. Faça disso sua prioridade. "Deus utiliza as sagradas Escrituras para transformá-la em uma mulher de poder divino que reflete a beleza dEle de maneira cada vez mais brilhante";
  • Tempo com outras mulheres. Conviva com mulheres que estimulem seu crescimento espiritual (Tito 2.3);
As mulheres de hoje conquistaram muitas coisas, mas também perderam muito. E nos sentimos como um objeto que perdeu o valor, e se tornou barato, comum e sem importância. Ainda há tempo de recuperarmos nosso valor, basta querer e deixar Deus completar a obra. Você quer?
Então não percam as próximas postagens, onde com a Palavra de Deus aprenderemos passo a passo sermos mulheres virtuosas, belas aos olhos de Deus, vamos resgatar nosso valor, pois foi assim que Deus nos fez mulheres de muito valor, preciosas, cujo valor excede o de finas joias.

Até breve!!! Eu quero ser uma mulher virtuosa...

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Finalizando: "A FALTA DE ATENÇÃO DE SEU MARIDO..."


E ASSIM CHEGAMOS AO FINAL DE MAIS UM ASSUNTO, ESPERO PODER AJUDAR MUITAS MULHERES A TRANSFORMAREM SUAS VIDAS E SEUS CASAMENTOS, QUE O SENHOR AS FORTALEÇA!!!

ESTRATÉGIA PARA NOS LIVRAR DESSAS MALDIÇÕES QUE ASSOLAM NOSSOS CASAMENTOS
A primeira coisa que homem e mulher precisam entender é que não vão mudar um ao outro. O homem será sempre movido pelas conquistas do trabalho e a mulher sempre será movida pelo desejo de ter toda a atenção do homem. Não adianta se rebelar contra esses fatos. Os que se rebelam caem para o extremo oposto, que não é nada melhor. O homem desiste de ser um conquistador, se torna um fraco, um banana, uma vergonha para si e para a família; a mulher se torna amarga, endurecida, inalcançável para qualquer homem e, portanto, solitária. Não adianta se rebelar contra a maldição – você tem que apenas aprender lidar com ela.
ESTRATÉGIA PARA O HOMEM
Por toda a Bíblia, Deus dá ao homem a dica do sucesso, que se resume nestas palavras: “Trabalhe em parceria comigo”. Veja Salmos 127. Aí está o segredo! Deus deixa explícito que o homem tem que trabalhar em parceria com Ele. Seu sucesso depende do seu relacionamento com o Criador. Quando o homem trabalha em parceria com Deus, fica tranqüilo a respeito do resultado. Afinal, o Sócio que ele tem trabalha até enquanto ele dorme!
A mulher pode ajudar o homem aqui o lembrando da importância dessa dependência. Além de orar pelo sucesso de seu trabalho, ela deve com sabedoria influenciar o marido a ter um relacionamento com Deus, pois ela mesma se beneficiará disso. O recado que ela deve passar para ele com suas palavras é: “Sozinho você consegue o possível. Com Deus você consegue o impossível!”
Outra forma de ajudar o marido é jamais compará-lo com outro homem. Dizer que outro homem é melhor que ele não vai motivá-lo a melhorar, mas na verdade são como uma faca afiada na autoconfiança e no orgulho dele. Em vez de compará-lo, reconheça e elogie abertamente suas qualidades e realizações. Não critique negativamente nem aponte falhas. Seja a voz encorajadora, que mostra confiança nas habilidades dele. Apóie seu marido. Se você, mulher, apoiar seu marido nas conquistas e até nas derrotas, ele nunca lhe abandonará.
ESTRATÉGIA DA MULHER
A maldição dela faz com que ela espere que o marido a faça feliz e realizada em todos os departamentos, e de todas as formas. Vamos esclarecer uma coisa: nenhum homem é capaz de satisfazer todas as necessidades e expectativas de uma mulher.
Na verdade nenhum homem pode satisfazer todas as necessidades de uma mulher e nem uma mulher pode satisfazer todas as necessidades de um homem. Isto é utopia. Ouço muito as pessoas falarem: “Estou procurando alguém que me complete”, ou “meu marido não me completa”. Pare por aí. Essa pessoa que lhe completa não existe. Nossa vida é completada por uma combinação de coisas, não só por uma pessoa. E, mesmo assim, por mais completa que seja a vida de alguém, ela terá seus problemas.
Mulher: não fique cobrando do seu marido o que ele não pode dar. Seu marido não é responsável por lhe fazer feliz, assim como você não é responsável por fazê-lo feliz. Aliás, se você ainda é solteira e está lendo esse livro em preparação para o casamento, mas se julga uma pessoa infeliz, por favor: não se case! Poupe a outra pessoa de uma vida miserável. Primeiro você tem que resolver as suas infelicidades, se torna uma pessoa feliz, e aí sim se casar para compartilhar sua felicidade com a outra pessoa. E esta felicidade no casamento vem de um conjunto de coisas, nas quais seu marido certamente está incluído. Mas há coisas que ele não pode fazer por você. Não posso dar a minha esposa, por exemplo, o que Deus dá a ela. Eu não sou Deus. Ele dá pra ela coisas que eu não posso nem imaginar que ela precise num certo momento, como consolo, sabedoria e paz. Não posso lhe dar um conselho de mãe. Não posso fazê-la se sentir útil e valorizada além do que eu reconheço e falo para ela.
A mulher tem que entender que esperar que todos os seus desejos sejam cumpridos e satisfeitos pelo homem é a própria maldição em si.Portanto, ela não deve correr ao encontro da maldição. Você, mulher, tem que buscar o preenchimento também em outras coisas como no seu relacionamento com Deus, no seu trabalho, no seu valor. Isso lhe fará deixar de sufocar seu marido, e lhe tornará uma pessoa mais interessante e atraente para ele.
Tire o foco excessivo de cima do seu marido. Não seja como um polvo, agarrando-se a ele com todos os tentáculos. Não seja sufocante (uma das reclamações mais comuns que ouço dos maridos).
Tudo o que é fácil e demasiado não tem valor. Ninguém corre atrás do que é fácil. Quando a mulher se faz muito fácil, chatinha, recebe o contrário do que busca: o desprezo dele. Mas quando ela se controla um pouco e dá só por medida, mantém nele o interesse de conquista. Não insista que ele lhe leve para passear, por exemplo. Pode revelar seus gostos e desejos, mas não fique mendigando a atenção. A mulher sábia faz o homem trabalhar para conquistá-la.
O livramento da maldição tem que ter por alvo a volta do estado original antes da queda lá no Éden: o homem voltar a dominar a terra, em vez de ser escravo dela, e a mulher voltar a sua posição de auxiliadora e companheira de equipe do homem.
Quando se faz auxiliadora dele, ajudando-o a alcançar seus objetivos, ela se torna preciosíssima para ele. E é exatamente aí que recebe dele o que mais quer: sua atenção. Tem mulher que quer competir com o marido em vez de entrar para o time dele; quer fazer o foco principal de sua vida algo que não ajuda o marido em nada. Quando a mulher não ajuda e ainda dá trabalho, realmente ela dá um tiro no pé: se torna indesejável para ele.
O problema das mulheres é não acreditarem em si mesmas. Sempre se autodestroem com palavras e pensamentos. Se você como mulher não aprender a se valorizar, não adianta os esforços externos. Você não consegue valorizar mais nada em sua vida e realmente se torna uma pessoa difícil de conviver. Isso faz com ache problemas em seu casamento, acha que o marido não a ama porque não lhe dá atenção suficiente.
Precisamos aprender a nos valorizar, conseguir enxergar nosso potencial. Se a mulher soubesse de seu potencial, não se desvalorizaria tanto como nos dias atuais...
Agora que você entende a maldição inerente ao homem e á mulher, pode entender melhor por que você e seu cônjuge fazem as coisas que fazem. E agora que entende o que os dois enfrentam, deve ajudar seu marido, fazendo as devidas compensações.

OBS: Medite nessas postagens. Quais os efeitos dessa maldição que você percebe em você e em seu cônjuge? Escreva quais são e como você passará a lidar com eles a partir de agora, em vez de o que tem feito... Mãos a obra em busca de um casamento cheio de alegria!!!!


Até a próxima...Deus as abençoe e lhe fortaleça para entender e ajudar seus maridos e assim construírem um casamento ainda mais feliz!!!

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Continua..."A FALTA DE ATENÇÃO DO SEU MARIDO, NEM SEMPRE É FALTA DE AMOR"


PORQUE PRECISAMOS TANTO DA ATENÇÃO DOS NOSSOS MARIDOS

A maldição que afetou a mulher está relacionada à dependência dela da atenção e da aprovação do marido. Colocando as dores de parto de lado, as quais esse livro não se propõe a solucionar, a segunda parte da maldição determinou para a mulher: o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará. Quer dizer, você estará sempre desejando algo do seu marido, e ele será o seu líder. Assim como o homem ficou escravo do trabalho, sujeito á terra, ela ficou dependente da aprovação do marido,e de ter nele a pessoa que cumprirá os seus desejos e sonhos.
Até aquele momento homem e mulher não se preocupavam com “quem mandava em quem”. Era uma união harmoniosa, que simplesmente funcionava sem resistência de um nem oposição de outro. Os dois eram um. Mas agora, devido ao erro da mulher, ela foi propositalmente colocada sob os cuidados e a liderança do marido, como que para lembrá-la do erro que cometeu ao induzi-lo ao pecado.
Sei que este conceito é anátema para a maioria das mulheres, mas na verdade poderia ter sido muito pior. Pense bem, mulher: ficar sujeita ao homem que a ama? Ruim seria se fosse condenada a se sujeitar a um que a odiasse...
O que esta maldição resultou na mulher foi o desejo de ter a atenção total dos olhos do marido. Ela quer ser a princesa, a escolhida, a mulher acima de todas as mulheres; aquela por quem ele arrisca a vida, e deixa as pessoas e as coisas de que mais gosta, para estar ao lado. Porém, ela raramente consegue essa atenção por muito tempo. Ele, sob os efeitos da própria maldição, está sempre olhando para o trabalho, a próxima conquista, e ainda fica ressentido com ela quando lhe cobra a atenção. Ele a vê como uma interferência aos seus objetivos. Chateia-se porque ela não “entende” que ele tem que trabalhar, e acha que ela não o aprecia por ser um homem tão trabalhador e dedicado.
Na busca da atenção do homem, a mulher inconscientemente se desvaloriza, pois começa a fazer tudo o que pode para que os olhos dele se voltem para ela. Investe nas roupas atraentes e sensuais, na beleza física, na estética, nos cabelos...mas isso é só o começo. Também chora, faz drama, se faz de vítima ou coitada, cria situações de ciúmes, fica cobrando o marido, faz chantagem emocional, deixa de fazer as coisas em casa, compete com a sogra, com o cachorro..Hoje em dia muitas mulheres comprometidas, mas infelizes no casamento, são capazes até de ter um caso só para chamar a atenção do marido.
Essa busca desesperada é o que está por trás de muitas mulheres consideradas super inteligentes na profissão, mas que acabam se sujeitando a homens cafajestes em troca de um pouquinho de atenção.


Concluindo: As duas maldições, a do homem e a da mulher, são, na verdade, uma e a mesma: a insegurança.
Na essência, no fundo de tudo isso, o homem é inseguro de si mesmo. O medo do fracasso, da pobreza e o sentimento de insuficiência o fazem se matar de trabalhar.
A insegurança da mulher, por ser ela emocionalmente mais aberta que o homem é mais fácil de perceber. A autoestima da maioria das mulheres é naturalmente baixa. E da mesma forma que muitos homens usam o machismo, a força e o temperamento forte para mascarar a insegurança, muitas mulheres se rebelam contra a própria maldição e se declaram independentes dos homens. “Não preciso de homem para ser feliz”, “Homem é tudo igual, só muda de endereço”, “Homem não manda em mim” e outras frases do tipo formam o credo delas. No fundo, porém, permanecem infelizes. Resumindo: São dois inseguros desesperadamente carentes da segurança e afirmação um do outro.

Agora que já entendemos como funcionam ambas as maldições, na próxima postagem colocarei a estratégia para a mulher superar a sua insegurança...

Que o nosso poderoso Deus nos ajude!!!
A paz do Senhor!!!
Sua amiga
Rute de Cristo

A FALTA DE ATENÇÃO DE SEU MARIDO, NEM SEMPRE É FALTA DE AMOR!!!

Quero compartilhar com vocês algumas páginas do livro “Casamento Blindado”, para que muitas mulheres ou todas entendam o porque de muitas vezes sentirem que estão em segundo plano na vida de seus maridos e para isso vamos tratar diretamente da maldição do homem e da mulher com a entrada do pecado.

ESCRAVO DO TRABALHO
A maldição que afetou o homem foi diretamente relacionada ao seu trabalho. Enquanto antes dela havia um relacionamento harmonioso e de total cooperação entre o homem e a terra, depois da maldição a terra se tornou inimiga do homem. Não haveria mais cooperação, mas sim uma luta, labor, uma contenda com a natureza e o homem. Era como se a terra relutantemente passasse a dar o seu fruto ao homem, e muitas vezes espinhos em vez de frutos.
Essa condenação perduraria até o fim da vida do homem, quando este então finalmente perderia a batalha e voltaria para o lugar de onde veio: o pó. (Note que até aqui não havia morte; o homem foi criado para viver para sempre, mas o pecado limitou seu tempo de vida na terra. Portanto, quando Deus uniu Adão e Eva, o plano não era “até que a morte os separe”, mas para toda eternidade).
Considere um agravante: o homem foi designado o provedor da família. Quer dizer, não há como ele fugir dessa maldição. Ele tem que trabalhar, e trabalhar para tirar o sustento de uma terra que se tornou inimiga dele. A pressão de sustentar a família, de ser o caçador, de não deixar a família passar necessidade, faz o homem cobrar de si mesmo o resultado do trabalho. È uma questão de honra, de orgulho próprio, de satisfação aos pais da esposa, e até mesmo de senso de valor próprio. Este impulso de querer provar o próprio valor através do trabalho e de suas conquistas está no DNA do homem. Por isso, a maior frustração que um homem pode passar é o fracasso profissional. Um homem pode perder o casamento, viver longe dos filhos, até viver com uma deficiência, tudo isso ele pode superar, desde que se sinta útil e tenha sucesso no trabalho. Não quer dizer que será feliz, mas seu ego estará mais satisfeito pelas conquistas do trabalho do que por qualquer outra coisa. Essa é a sua maldição, a sua carga.
A maldição o faz se sentir sempre insatisfeito, não importa o quanto tenha conquistado. Dificilmente você verá um homem dizendo: “Estou realizado, consegui todos os meus sonhos, vou parar por aqui”. Se ele trabalha noite e dia por um objetivo, coloca todas as suas forças e alcança um bom resultado, normalmente ele diz: “Poderia ter sido melhor”. Ele nunca acha que chegou lá. Está sempre se cobrando.
É fato conhecido que muitos homens quando se aposentam caem em depressão: alguns adoecem e até morrem pouco depois. É como se o trabalho fosse a vida deles. Muitos querem se aposentar e continuam trabalhando enquanto a saúde os permite.
Além dessa insatisfação, ele ainda fica se comparando com outros homens de maior sucesso, sempre querendo superá-los ou se sentindo diminuído por não ser tão bom quanto eles. Seu espírito competitivo é inigualável. Não é de se espantar que a maioria que se encontra no Guiness Book of Records são homens, especialmente nos feitos competitivos. Para se ter uma idéia, há uma categoria neste livro onde dezesseis recordes foram quebrados por homens, sendo que um deles que um deles foi quebrado por uma equipe de doze ginastas alemães...O feito? “Mais saltos mortais para dentro de cuecas em nove segundos”. Estão invictos desde 2000, com 94 saltos...Esse é o tipo de coisa pelo que você não encontraria doze mulheres disposta a competir.
E como isso afeta o relacionamento?
Você já deve ter imaginado. O tempo que o homem passa no trabalho não uma das questões clássicas pelas quais a mulher reclama dele? Não é a tendência  de gastar (o dinheiro que ele suou para ganhar) uma das principais reclamações  que o homem tem da mulher? Agora você sabe o porquê.
No inicio do relacionamento, durante o namoro, o homem vê a mulher como uma conquista, ou seja, um trabalho. É como se fosse uma competição – quem vai ganhar a menina? Quem ela vai escolher para ser seu namorado? Então, isso o motiva a trabalhar pela atenção e pelo coração dela. Mas quando finalmente a conquista e se casa, vira as atenções para o próximo desafio, que sempre tem a ver com algum trabalho. Por isso, ele se enfia no trabalho e deixa a esposa quase morrendo de falta de atenção em casa. E quando ela reclama, ele olha para ela, perplexo, e pergunta: “Mas você não vê que eu tenho que trabalhar, e que estou fazendo isso por você?” A primeira frase ele acertou, não segunda, não foi sincero. É mais por ele que trabalha, nem tanto por ela.
A maldição do trabalho faz o homem escravo do sentimento de realização, o qual ele raramente consegue obter. E na busca por ele, vai sacrificando a família, a esposa, a saúde, e outras coisas tão ou mais importantes. Peça para o marido conversar com a esposa sobre a família e o relacionamento, e ele não tem assunto. Peça para ele conversar com os amigos sobre o trabalho, e ele não vai parar.
A mulher, sem entender o comportamento dele, acha que ele não a ama porque não passa tempo com ela, não conversa, e parece ter mais prazer no trabalho e nos amigos do que nela e nas coisas relacionadas com ela. Mas é um erro levar isso para o lado pessoal, achando que há algo de errado com ele ou com ela. O que ela vai fazer? Como deve lidar com essa maldição e ajudar o marido? Primeiro, precisa entender a maldição que caiu sobre ela.


ESSE SERÁ NOSSO PRÓXIMO ASSUNTO...AGUARDEM!!!

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

SUBMISSÃO X ESCRAVIDÃO


Hoje vamos falar de um assunto simples e delicado. Simples - quando obedecemos a ordem de Deus e delicado - quando a verdade é distorcida. O mundo e alguns homens distorcem o verdadeiro significado de a mulher ser submissa a seu marido, uma ordem de Deus que nada tem haver com humilhação, escravidão ou ser inferior ao homem, esse tipo de interpretação tem trago indignação e revolta em muitas mulheres quando ouvem que têm que ser submissas a seus maridos.
Então vamos definir o que realmente significa ser submissa:
SUBMISSÃO: Atou ou efeito de submeter, obediência voluntária, sujeição, rendição, respeito, dobrar-se, caminhar embaixo de uma missão, alinhar-se debaixo do marido, ter uma missão debaixo.
Recentemente vi uma definição que achei muito bonita, que é feita cortando-se a palavra submissão ao meio:
SUB - Abaixo de
MISSÃO - Algo a ser realizado, propósito
Em Efésios 5.25 a Palavra descreve a missão do marido com relação a sua esposa: "Amai vossa esposa", então a missão que nós temos abaixo de nossos maridos é ajudá-los a nos amar. Nossa missão é sermos mulheres fáceis de serem amadas. Não é fácil amar uma mulher briguenta, reclamona, implicante...
A submissão ao esposo não está embasada ao medo, mas deve ser uma sujeição voluntária que surge dentro do respeito e reconhecimento da autoridade delegada por Deus ao marido.
"Quando nos submetemos ao nosso marido, estamos nos submetendo a Deus". Quer ser submissa a Deus?Seja a seu marido!
Submissão é alinhar-se debaixo da liderança do marido, para o bom funcionamento do lar e isso não é porque a mulher é inferior ou menos capaz, o fato é que não pode haver dois chefes decidindo tudo no lar. De novo, isso não significa autonomia do homem, só que em ultima análise a responsabilidade do bom funcionamento do lar é dele, e quando a mulher se coloca debaixo da autoridade que Deus deu a seu marido, ela fica protegida, a não submissão tem deixado muita mulheres desprotegidas.
A essência do conceito bíblico de submissão é uma decisão de respeitar o marido não importando a dignidade ou não do mesmo. A submissão não está condicionada ao merecimento do outro. A Bíblia não diz seja submissa se seu marido for bom, ou digno...
A submissão é oferecida e não exigida, é algo voluntário não no sentido de opcional, mas tem que brotar no coração da mulher - É uma questão entre a mulher e Deus, em primeiro lugar, pois submissão da esposa ao marido é uma ordem de Deus e não uma escolha.
"Maridos são líderes, esposas suas seguidoras".

Algumas coisas que uma mulher submissa precisa:
  • Estar atenta ás necessidades;
  • Saber ouvir;
  • Saber auxiliar;
  • Saber contribuir para o sucesso do marido.
OBS: Pessoas egoístas, que acham que o mundo gira a seu redor não conseguem ser submissas...Pense nisso!!!

Vamos viver a verdadeira submissão e assim obedecer e honrar nosso maravilhoso Deus.

REFLEXÃO: Analise sua vida, você está cumprindo a ordem que Deus lhe deu: Gênesis 3.23b "...o teu desejo será para o seu marido e ele te governará".
Versículos para meditar: Efésios 5.22-25; Provérbios 19.13;Provérbios 21.9;I Pedro 3.1-6

Obedecendo a Deus poderemos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus... Romanos 12.2

domingo, 12 de janeiro de 2014

ORAÇÃO PARA QUEM DESEJA SER UMA EXCELENTE ESPOSA


Antes da próxima postagem vou compartilhar com vocês uma oração para tornar-se a esposa excelente que Deus quer que sejamos:

"Querido Deus, eu confesso que não tenho sido a esposa que o Senhor quer que eu seja. Preciso da sua ajuda para tornar-me esta esposa. Comprometo-me agora a fazer de meu ministério para com meu marido o primeiro ministério da minha vida. Ensina-me o que preciso saber. Quero que minha vida e meu relacionamento com meu esposo glorifiquem a Ti. Em nome de Jesus!! Amém.

Na próxima postagem estarei falando sobre mais um ponto importante em nossos papéis como esposa: o de ser submissa, o que Deus quer de nós quando diz para sermos submissas á nossos maridos???

Até a próxima...Comentem, compartilhem com suas amigas, mande suas perguntas, sugestões de novos assuntos.

A Paz do Senhor a todas vocês mulheres virtuosas e as que estão se preparando pra isso...

Super beijo
Rute de Cristo