sábado, 1 de março de 2014

PROVÉRBIOS 31.14 "É COMO UM NAVIO MERCANTE: DE LONGE TRAZ O SEU PÃO"

Ela dá um jeito...Busca soluções!!!!
A mulher virtuosa de provérbios 31 vivia numa época em que não havia supermercados, máquinas de lavar, transportes ou lojas. Talvez você se pergunte como ela conseguia fazer tudo com tão poucos recursos. Mas, assim como nós vivemos tantos anos sem telefone celular e sobrevivemos, ela também deu o seu jeito.
Nós aprendemos a viver com o que temos. Isso é uma das coisas boas da vida. Todos os animais aprendem a viver em seu habitat natural, mas quando esse ambiente é ameaçado, a vida também é ameaçada...Bem, não para a mulher virtuosa.
Esse versículo deixa claro que sua cidade de origem não estava lhe dando tudo que precisava, caso contrário, ela não teria que viajar para longe em busca de alimento, uma das necessidades mais básicas do ser humano. Ela tinha uma família para cuidar e tinha que dar um jeito para fazer isso.
Geralmente, as pessoas perdem tempo reclamando das coisas que não tem, em vez de acharem uma maneira de consegui-las.
Exemplos de reclamações e o que fazer:

  • Ainda não tenho marido, estou ficando velha: Invista em seu relacionamento com Deus, faça dEle o seu marido, e então você vai dar um jeito na solidão e nos problemas da idade de uma vez por todas. Além disso, você estará investindo nAquele que pode lhe da um companheiro para a vida toda;
  • Ainda não tenho emprego: Comece a fazer algo para ganhar dinheiro.
Muitas de nós amam o conforto, um lugar onde se sentem em casa, sem preocupações; Deixam a vida lhes dizer aonde ir e, por isso, não chegam a lugar algum. A mulher virtuosa é quem decide aonde vai, ela sempre acha um jeito de chegar lá.

Quando você se sentir incapaz de achar um jeito, encontrar uma solução; Lembre-se é Deus quem lhe capacita. Quando tudo a sua volta diz que "não", é que você tem que achar uma saída. É fácil dar um jeito quando tudo está favorável.
Tudo o que nos aprisiona ou nos impedi de seguir em frente deve ser encarado como uma oportunidade de achar uma saída. Temos que dar um jeito, o primeiro passo é nosso e, então Deus dá o jeito dEle. Todo milagre e toda oração respondida começa em nós.
Tamar  (Gênesis 38) foi um exemplo disso (dê uma paradinha aqui, pegue sua Bíblia e leia a história dela), quando lhe foi negado por seu sogro o direito de adquirir descendência, ela deu um jeito e Deus deu um jeito e ela conseguiu o que tanto desejava, engravidou. Ela tomou uma atitude drástica, que muitas vezes será necessário, para conquistar algo que era um direito garantido pela lei de Deus e Judá (seu sogro) reconhece que ela foi justa: Gênesis 38.26 "Reconheceu-os Judá e disse: Mais justa é ela do que eu, porquanto não a dei a Selá, meu filho. E nunca mais a possuiu."
Tamar além de não ter cruzado os braços e ficado se lamentando, ela permaneceu fiel á família de Judá, muito embora eles certamente não merecessem. A nossa fidelidade não pode está condicionada a do outro.
Muitas mulheres já transformaram seus maridos incrédulos em homens de fé por causa de sua atitude. Algumas de submeteram aos seus maridos alcoólatras e viciados como se estivessem fazendo para Deus, e suas atitudes revelaram tanto amor que seus maridos sentiram remorso pelo tratamento que estavam dando ás suas esposas, e mudaram.

* Que problema você não tem conseguido resolver? Pense em maneiras de se livrar dele e, seja qual for a sua idéia (claro com direção de Deus), a coloque em prática de forma consistente. Não desista! A primeira tentativa, geralmente, não funciona.

Que o Senhor lhe abençoe e lhe capacite para descruzar os braços e dar um jeito na situação!

Até o próximo versículo...

3 comentários: