Todo mundo quer ser feliz. Mas nem todo mundo sabe o quanto a felicidade depende da própria pessoa. É muito comum ouvir uma mulher solteira dizer que quer muito se casar um dia e ser feliz, mas você não vai ouvi-la dizer que quer muito se casar para fazer um homem feliz. Ela na verdade só se importa consigo mesma, com sua própria felicidade.
A mulher virtuosa faz bem a todos a sua volta. Ela não lhes traz vergonha, não lhes causa problemas, e não lhes faz qualquer mal.
Provérbios 31.12 não diz que o marido faz bem primeiro á mulher para que, então, ela lhe faça bem todos os dias da sua vida. O versículo só fala que ela lhe faz bem, com um propósito. Devemos ser para as pessoas aquilo que queremos que elas sejam para nós. Dar o que queremos receber. Fazer o que esperamos que os outros façam.
É tão mais fácil lidar com as pessoas ao nosso redor quando nos colocamos no lugar delas. Muitas pessoas fazem bem aos outros com a intenção de receber algo em troca. Se fazem o bem para serem recompensadas ou reconhecidas, na verdade estão visando seus próprios interesses. A mulher virtuosa faz bem porque se importa com os outros, não consigo mesma. Ela dá pelo simples prazer de dar, não pelo prazer de receber mais tarde. Ela é amiga de verdade até para as pessoas que não gostam dela. A sua bondade não depende dos outros.
Lia (Gênesis 29), a esposa de Jacó foi um bom exemplo de Provérbios 31.12, ela admirava seu marido e lhe fazia bem, mesmo sem ser amada por ele. Lia entendeu que Jacó não a amava tanto quanto a Raquel, mas isso não lhe impediu de lhe dar o seu amor. Ela continuou lhe agradando, independentemente do quão indesejada ele a fazia se sentir.
Muitas esposas caem na armadilha de fazerem bem aos seus maridos somente quando eles lhe fazem bem primeiro. É sempre as mesmas histórias: "Meu marido não me entende", "Meu marido não me ajuda"...Eu, eu,eu...Sempre eu! Esse sentimento é compreensível, acredito que todas nós mulheres temos as mesmas reclamações. Tudo gira em torno das nossas necessidades. Nos concentramos em nossas necessidades e não percebemos as necessidades de nossos maridos. Nos chateamos porque nossas necessidades não foram atendidas e queremos que o mundo saiba. Não nos damos conta de que enchemos a paciência deles quado reclamamos ou tentamos explicar o porque estamos chateadas.
E porque reclamamos tanto?
Reclamamos porque achamos que se não formos ouvidas, as coisas não vão mudar, e se não falarmos sem parar, achamos que eles não vão faze nada a respeito. Mas não é bem assim! Encher a paciência, reclamar ou explicar os nossos motivos não muda as coisas. As coisas só podem mudar quando nós começamos a mudar. Quando paramos de pensar nas nossas necessidades e começamos a pensar nas necessidades de nossos maridos um milagre acontece: nossos maridos começam a mudar sem que precisemos dizer uma palavra, conforme é dito em I Pedro 3.1-2.
Mudança nunca é fácil, principalmente quando você pára de visar seus interesses para visar os do seu marido, mas é possível e com certeza os frutos serão colhidos. Você muda, ele muda! Esta sempre será a ordem das coisas, seja no casamento ou na família - você muda primeiro.
Não espere que o outro mude para você mudar. Torne-se uma pessoa melhor; trate os outros do jeito que você gostaria que te tratassem. Faça-lhes bem todos os dias, não apenas por uma ou duas semanas.
DICAS PARA NOS AJUDAR COM AS MUDANÇAS:
- Coloque-se no lugar da outra pessoa e você saberá exatamente o que ela quer e você;
- Não demore para fazer pelos outros o que você pode fazer facilmente hoje;
- Se o que você vai dizer não for necessário ou vai machucar o coração de alguém, ou abalar a sua fé, então não diga;
- Se você tem algo que não precisa e conhece alguém que está realmente precisando, então dê;
- Você não precisa ter sempre uma palavra a dizer, mas você deve ter sempre ouvidos para ouvir;
- Faça o que aquela pessoa quer de você, e não o que você sente vontade de fazer por ela.
Leia novamente: "Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias de sua vida" (Provérbios 31.12) - Todos os dias de sua vida. Não apenas hoje ou amanhã, mas de hoje em diante.
Reflexão: O que gostaríamos que as pessoas fizessem ou dissessem? Como gostaríamos que elas se comportassem? Então é exatamente isso o que devemos fazer!
"Toda mudança é um processo, um passo de cada vez...Vamos dar hoje o primeiro passo?"
SEJA VOCÊ A MUDANÇA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário