Hoje vamos falar de um assunto simples e delicado. Simples - quando obedecemos a ordem de Deus e delicado - quando a verdade é distorcida. O mundo e alguns homens distorcem o verdadeiro significado de a mulher ser submissa a seu marido, uma ordem de Deus que nada tem haver com humilhação, escravidão ou ser inferior ao homem, esse tipo de interpretação tem trago indignação e revolta em muitas mulheres quando ouvem que têm que ser submissas a seus maridos.
Então vamos definir o que realmente significa ser submissa:
SUBMISSÃO: Atou ou efeito de submeter, obediência voluntária, sujeição, rendição, respeito, dobrar-se, caminhar embaixo de uma missão, alinhar-se debaixo do marido, ter uma missão debaixo.
Recentemente vi uma definição que achei muito bonita, que é feita cortando-se a palavra submissão ao meio:
SUB - Abaixo de
MISSÃO - Algo a ser realizado, propósito
Em Efésios 5.25 a Palavra descreve a missão do marido com relação a sua esposa: "Amai vossa esposa", então a missão que nós temos abaixo de nossos maridos é ajudá-los a nos amar. Nossa missão é sermos mulheres fáceis de serem amadas. Não é fácil amar uma mulher briguenta, reclamona, implicante...
A submissão ao esposo não está embasada ao medo, mas deve ser uma sujeição voluntária que surge dentro do respeito e reconhecimento da autoridade delegada por Deus ao marido.
"Quando nos submetemos ao nosso marido, estamos nos submetendo a Deus". Quer ser submissa a Deus?Seja a seu marido!
Submissão é alinhar-se debaixo da liderança do marido, para o bom funcionamento do lar e isso não é porque a mulher é inferior ou menos capaz, o fato é que não pode haver dois chefes decidindo tudo no lar. De novo, isso não significa autonomia do homem, só que em ultima análise a responsabilidade do bom funcionamento do lar é dele, e quando a mulher se coloca debaixo da autoridade que Deus deu a seu marido, ela fica protegida, a não submissão tem deixado muita mulheres desprotegidas.
A essência do conceito bíblico de submissão é uma decisão de respeitar o marido não importando a dignidade ou não do mesmo. A submissão não está condicionada ao merecimento do outro. A Bíblia não diz seja submissa se seu marido for bom, ou digno...
A submissão é oferecida e não exigida, é algo voluntário não no sentido de opcional, mas tem que brotar no coração da mulher - É uma questão entre a mulher e Deus, em primeiro lugar, pois submissão da esposa ao marido é uma ordem de Deus e não uma escolha.
"Maridos são líderes, esposas suas seguidoras".
Algumas coisas que uma mulher submissa precisa:
- Estar atenta ás necessidades;
- Saber ouvir;
- Saber auxiliar;
- Saber contribuir para o sucesso do marido.
OBS: Pessoas egoístas, que acham que o mundo gira a seu redor não conseguem ser submissas...Pense nisso!!!
Vamos viver a verdadeira submissão e assim obedecer e honrar nosso maravilhoso Deus.
REFLEXÃO: Analise sua vida, você está cumprindo a ordem que Deus lhe deu: Gênesis 3.23b "...o teu desejo será para o seu marido e ele te governará".
Versículos para meditar: Efésios 5.22-25; Provérbios 19.13;Provérbios 21.9;I Pedro 3.1-6
Obedecendo a Deus poderemos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus... Romanos 12.2
Nenhum comentário:
Postar um comentário