quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

PROVÉRBIOS 31.10 "MULHER VIRTUOSA, QUEM A ACHARÁ?"



Conforme mencionei na postagem anterior, vamos dar início ao estudo versículo á versículo sobre a Mulher Virtuosa...Vamos lá??? O Senhor quer nos transformar para o louvor da Tua glória!

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor excede muito o de fina joias." Provérbios 31.10
Em inglês esse versículo é ainda mais específico diz: "o seu valor excede o de rubis". O rubi é uma das pedras preciosas mais bonitas, caras e raras do mundo. Na verdade, ele é considerado soberano incontestável entre todas as pedras preciosas - o "rei das joias".
O valor de uma mulher virtuosa vai muito além do valor físico. Ela enfrenta as mesmas lutas que as outras mulheres do mundo, de todas as idades, nações e circunstâncias adversas, mas nenhuma dessas lutas diminui o seu valor. Suas qualidades e características são raras.
Boa aparência não é coisa rara, qualquer pessoa pode parecer bonita; uma mulher pode pagar os melhores cirurgiões, mas não pode pagar para mudar seu valor. A mulher virtuosa não precisa ser rica ou ter beleza exterior para ter um valor inestimável.
O que é verdadeiramente raro nos dias de hoje?
Mulheres que são felizes consigo mesmas e, consequentemente, são bem casadas e valorizadas por suas próprias famílias. Essa raridade não pode ser comprada, está disponível para aquelas que escolhem seguir o caminho da sabedoria.
Agora, vamos analisar Provérbios 1.20-33, que fala sobre a busca de sabedoria:
1. "Grita a sabedoria, nas praças, levanta a voz".
A sabedoria pode ser encontrada em vários lugares, pois grita na rua, nas praças. Não é preciso ter estudo, vasto conhecimento, aqui diz que a sabedoria é encontrada em lugares comuns. O problema é que nem todas estão verdadeiramente procurando por ela.
2. Até quando, ó néscios, amareis a necedade?"
Néscia é aquela que não tem entendimento, que é ignorante. As néscias são mulheres que não buscam maneiras de se tornarem melhores, em vez disso estão cometendo os mesmos erros e caindo nas mesmas armadilhas na vida.
3. " E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio?"
Em vez de aprender com os erros alheios, zombam e apontam o dedo.
4. "E vós, loucos, aborreceis o conhecimento?"
Odeiam o conhecimento, não suportam ler um livro, dedicar um tempo para a leitura da Bíblia ou ouvir um bom conselho.
5. "Atentai a minha repreensão"
Para adquirir sabedoria, você precisa aceitar a repreensão. As pessoas são muito rápidas em inventar desculpas a fim de evitar a repreensão. É por isso que nunca aprendem, nunca mudam, nunca se tornam pessoas melhores.
6. "Também eu me rirei na vossa desventura"
As néscias não dão ouvidos á sabedoria e, por isso, continuam cometendo os mesmos erros, um após o outro: decisões erradas, relacionamentos errados, carreiras erradas, passos errados.. E em meio a esse estado de perda constante, sentem-se como se estivessem sendo injustiçadas por um mundo cruel e frio. A vida zomba delas. É tanto azar, que chegam a pensar que nasceram para sofrer. Mas não é azar, não é a vida tentando lhes dar uma lição, é simplesmente o resultado da falta de sabedoria.
7. "Procurar-me-ão, porém não me hão de achar"
Não se trata de perder uma oportunidade e nunca tê-la novamente, mas sim de falta de Temor a Deus. A Bíblia sempre apresenta a primeira condição como sendo uma consequência da segunda. Você simplesmente não pode ser sábia sem que tenha Temor a Deus. Muitas pessoas buscam a sabedoria e não conseguem achar, e nunca vão achar sem que busquem a Deus primeiro.
8. "Portanto, comerão do fruto do seu procedimento e dos seus próprios conselhos se fartarão"
Toda ação gera uma reação. As pessoas fazem escolhas erradas e culpam a Deus por seus infortúnios.
9. "E aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva á perdição"
Geralmente as pessoas reconhecem que erraram, até sabem todas as lições que devem ser usadas no futuro, mas em vez de pô-las em prática, se tornam complacentes. Acostumam-se com a vida de fracasso, vão empurrando com a barriga, preguiçosas demais para se levantar e mudar as coisas.
10. "Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal"
Deus sempre nos dá outra chance e, quando finalmente nos agarramos a ela, o nosso futuro muda. Não precisamos mais ter medo ou  fugir do futuro, pelo contrário, esperamos por ele porque sabemos que vem do próprio Deus.

É exatamente este o segredo da mulher virtuosa: Ela vale mais que rubis porque é virtuosa. Ela é virtuosa porque toma as decisões certas na vida. Ela toma as decisões certas na vida porque dá ouvidos á sabedoria. Ela dá ouvidos á sabedoria porque Teme a Deus.

Deixemos a preguiça de lado, as desculpas, o comodismo, nosso bem-estar. Levantemos para mudar e nos tornarmos mulheres virtuosas...Jamais digam é impossível ser essa mulher virtuosa, isso não é verdade, mas depende de nós tornarmos isso verdade em nossas vidas.

Até a próxima postagem, onde continuaremos aprender mais sobre como se tornar virtuosa, bela aos olhos de Deus...
Deus as abençoe e as fortaleça e guarde seus corações!


6 comentários: