COMO AJUDAR MEU MARIDO A GLORIFICAR A DEUS???
I CORÍNTIOS11.7
Glorificamos a Deus quando nos adequamos, com contentamento, á forma como Ele nos criou para glorificá-Lo.
O homem glorifica a Deus com toda a sua virilidade e a mulher O glorifica sendo mulher em toda a sua graça, modéstia, feminilidade e submissão diante do seu marido.
Talvez surja a pergunta, porque apenas o homem é a glória de Deus? A mulher também não foi criada á sua imagem? É verdade, a mulher foi criada igualmente á imagem e semelhança de Deus, mas glorificará muito mais a Deus quando, por Sua providência, se casa e passa a ser a glória do homem!
A mulher foi criada prioritariamente para ser auxiliadora, mãe e glória do homem, sendo assim, glorificará a Deus cumprindo o Seu propósito na criação. As solteiras, segundo a vontade de Deus, por outro lado O glorificam de uma forma específica e excepcional, porém não estão excluídas da submissão aos homens. Dessa forma, a mulher que quer glorificar a Deus terá imenso prazer em sua feminilidade, graça, modéstia e em submissão ser a glória do homem, pois foi para isso que Deus a criou.
Calvino fez um comentário sobre I Coríntios 11, mostrando em que sentido o homem glorifica a Cristo seu cabeça: “É dito que ele (o homem) tem o primeiro lugar no governo de sua casa. Portanto, a glória de Deus brilha nele em conseqüência da autoridade com que a ele foi investida...Se o homem não preserva seu status, se ele não está sujeito a Cristo na forma como preside sua família com autoridade, ele obscurece a glória de Cristo, que brilha de maneira correta como regulado o casamento.” Mas a mulher, no propósito de Deus, foi criada para ser ornamento para o homem, pois é uma grande honra que Deus a designou para ser companheira de sua vida, auxiliadora para ele e a fez sujeita a ele como o corpo está sujeito á cabeça. Pois o que Salomão afirma sobre a mulher em Provérbios 12.4 é verdadeiro: “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos!”
Uma mulher que não aceita a proposta de Deus para ela, mas prefere as propostas do mundo, segue a moda indecente e provocante, reivindica seus “direitos” de igualdade, despreza sua missão de mãe, preferindo disputar o mercado de trabalho com os homens ( e não estou dizendo que mulheres não devem trabalhar, mas isso não pode ser sua prioridade) e, ainda insistem em dizer que é crente e quer glorificar a Deus, na verdade, está tornando sua glória em vexame. (Salmos 4.2). Quando a mulher se sobressai a seu marido ele não é honrado diante dos outros e Deus não é glorificado. Tudo obedece a uma estrutura que Deus mesmo criou com o propósito de ser glorificado, e qualquer coisa contrária a isto será desonra. Quando a feminilidade, graça e modéstia é desprezada ou subvertida, a glória de Deus é comprometida.
O QUE SIGNIFICA SER A GLÓRIA DO MARIDO?
Glória fala de honra, brilho, grandeza, respeito, reverência. O símbolo da glória de um rei é a sua coroa.
Ser a coroa do marido fala figuradamente da mulher como um ornamento que confere honra e dignidade ao homem da sua vida. Uma coroa só é usada publicamente por alguém que se senti seguro da sua identidade, que não tem constrangimento de ser considerado rei.
Para tentar entender um pouco como isso funciona:
Seu cônjuge é do tipo silencioso? Você já se perguntou por quê? Um marido disse: “É porque cada vez que eu compartilho uma idéia, minha esposa se lança sobre ela e me diz o quanto estou errado.” Outros disseram que sua esposa tinha o costume de interromper sua fala ao meio e desprezá-lo diante dos outros. Isto é desonra. Na perspectiva da mulher, ela simplesmente, tinha liberdade de discordar. Na verdade estava despedaçando a auto-estima do marido.
Provérbios 21.19: “É melhor morar num deserto do que com uma mulher rixosa (briguenta) e iracunda (irritante).”
Uma boa dica para compartilhar suas idéias sem desonrar seu marido: Compartilhe suas idéias sob forma de pergunta: “O que você acha dessa perspectiva?”. “Eu estava pensando que nós poderíamos...o que você acha, amor?” É muito diferente do “eu discordo de você”.Provérbios 31.26: “Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua”.
CONCLUSÃO: Ser uma esposa que honra e exalta seu marido é um desafio. Portanto, ore pedindo a Deus que a ajude a fortalecer seu marido em oração e, dessa forma, glorificar a Deus, obedeça ao que está escrito em Provérbios 31.12 : “Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias de sua vida”, elogiando, incentivando, preservando seu casamento, servindo á família, cuidando do lar e das finanças, colaborando para a realização dos sonhos dele e orando por seu sucesso, tudo isso para que ele possa ser uma bênção. Enfim, para que você possa ajudar seu marido glorificar a Deus basta obedecer ao propósito para o qual você foi criada.
REFLEXÃO:
Você deseja realmente, verdadeiramente glorificar a Deus? Se a resposta for sim, seja a glória de seu marido. Valorize-o, ouça com atenção tudo o que ele tem a dizer, exalte-o, o encoraje, o incentive, faça com que ele se sinta importante diante dos outros e em todos os momentos... Isso nos levará em mais um propósito de Deus para nós: Ser submissa aos nossos maridos, mas sobre isso falaremos na próxima postagem.
Não se assustem: Ser submissa é motivo de honra diante de Deus e não de humilhação como essa sociedade denegrida prega.
Até a próxima. Vamos glorificar a Deus, sendo a glória de nossos maridos!!! O Senhor é quem nos capacita a isso...
Olá, boa tarde
ResponderExcluirDescobri vcs agora e estou encantada com todas as informações sobre ser uma boa esposa..
Mas tenho dúvidas: por ex. Eu estou no 2° casamento, estás verdades também se aplicam a mim?