segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

PROVÉRBIOS 31.13 "BUSCA LÃ E LINHO E DE BOM GRADO TRABALHA COM AS MÃOS"


Umas das coisas mais feia que uma mulher pode ter é a preguiça, e ela sabe disso. A preguiça nos faz sentir mal em relação a nós mesmas e, geralmente, descontamos nas pessoas ao nosso redor. As coisas não funcionam do jeito que deveriam, o tempo passa rápido demais, tarefas ficam por fazer e, de repente, estamos gritando com os nossos filhos, sendo rudes com uma atendente. Enfurecemos aos outros e a nós mesmas, pois lá no fundo sabemos que é tudo culpa nossa. Poderíamos ter feito mais, mas decidimos ser preguiçosas.
Pessoas preguiçosas não são boas o suficiente para assumir cargos importantes.
Geralmente, as pessoas atribuem a preguiça a falta de tempo, mas se acompanhá-las durante um dia inteiro, vai descobrir onde o tempo delas tem realmente sido gastos...Elas levam muito tempo para realizar suas tarefas, não se esforçam para terminar o que começam e, na maioria das vezes são vagarosas e se distraem facilmente.
A mulher virtuosa é trabalhadora.Ela não trabalha duro apenas com as mãos, mas com a cabeça também. Está sempre aprendendo coisas novas, sempre investindo um pouco mais em suas habilidades. E ela não precisa que ninguém lhe mande fazer isso. Ela trabalha duro porque quer. Para ela não é um fardo a lista mais básica de coisas a fazer: a casa a ser limpa, a roupa a ser lavada ou passada...
No momento que algo se torna um fardo para nós sabemos que não vamos dar o nosso melhor na sua execução e então começamos a culpar os outros pela nossa preguiça: "Ninguém me ajuda com os afazeres da casa" ou "Eu tenho uma vida também, sabia?"
Quando trabalhamos de bom grado,mesmo que seja um trabalho árduo, mostramos que somos dignas de confiança.
A preguiça é um sentimento, e se você tem o hábito de viver pelo que sente, você tem um problema. Talvez até queira conquistar algo, mas não sente vontade de trabalhar duro para que isso aconteça, e se o seu coração é quem dita as regras, você vai acabar se rendendo á preguiça.
É muito fácil cruzar os braços e dizer que a mulher virtuosa é boa demais para ser verdade! Mas pense um pouco: será que todas nós não podemos ser mulheres trabalhadoras? O que está nos impedindo? Deus não espera que façamos o que não podemos. E se não fizermos pelo menos o que está a nosso alcance, a quem poderemos culpar?
Outro problema é a procrastinação - algo que faz tudo parecer em câmera lenta. Você leva muito tempo para começar algo, para terminar algo...Tudo é deixado para mais tarde. E mais tarde não tem prazo, lhe dá uma sensação de conforto extra. As pessoas sabem que precisam mudar suas vidas, mas insistem em deixar para depois.
Se você deixar que esse sentimento de procrastinação dirija sua vida, nunca chegará a lugar algum. Algumas mulheres acordam tarde, demoram para escolher os brincos, a roupa que vão vestir. Essas mulheres olham olham para aquelas que parecem ter tudo em ordem sempre e se preguntam qual seria o segredo. Eis aqui o segredo delas: Elas não acordam tarde e trabalham duro para realizar suas tarefas a tempo.
É da vontade de Deus que arranjemos tempo para cada coisa; é da vontade de Deus que cumpramos as nossas tarefas. Apenas pense na sensação de missão cumprida! Ficar adiando a sua vida é um sinal de baixa autoestima, insegurança, irresponsabilidade, preguiça, fraqueza, dúvida, confusão, depressão, desorganização e, consequentemente, não ser de Deus. Repare o quanto você se sente longe de Deus quando se descuida e deixa o tempo lhe escapar pelos dedos.
Você fica num círculo vicioso, você nunca muda, nunca melhora, nunca sai do lugar, fica estagnada...
Como você muda isso?
Faça o que Deus faz: controle o seu tempo, tenha disciplina, e nunca mais deixe que algo atrase sua vida, seja preguiça, lentidão ou distração. Em outras palavras: trabalhe duro!
Definição de trabalho duro: "Quando você não faz  que tem vontade, mas sim o que tem de fazer, então você trabalha duro". E é isso que a mulher virtuosa faz. Ela de bom grado trabalha com as suas mãos.
Vejamos um exemplo de mulher trabalhadora:
Rute 2.2-3 "Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele que mo favorecer. Ela lhe disse: Vai, minha filha! Ela se foi, chegou ao campo e apanhava após os segadores..."
Pessoas trabalhadoras tomam iniciativa. Elas não gostam de esperar, gostam de fazer as coisas acontecerem.
A mulher virtuosa é trabalhadora, independentemente das circunstâncias, e ela trabalha de bom grado.

* Em que você deveria estar trabalhando duro neste exato momento?
* O que a está impedindo?
*O que você pode começar a fazer a respeito disso a a partir de agora?

Crie um planejamento diário e o coloque em prática por uma semana, e depois por duas; e quando já estiver treinada, crie um novo planejamento a fim de se aperfeiçoar ainda mais.

Até a próxima...Vamos agir já!!!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PROVÉRBIOS 31.12 " ELA LHE FAZ BEM E NÃO MAL, TODOS OS DIAS DA SUA VIDA


Todo mundo quer ser feliz. Mas nem todo mundo sabe o quanto a felicidade depende da própria pessoa. É muito comum ouvir uma mulher solteira dizer que quer muito se casar um dia e ser feliz, mas você não vai ouvi-la dizer que quer muito se casar para fazer um homem feliz. Ela na verdade só se importa consigo mesma, com sua própria felicidade.
A mulher virtuosa faz bem a todos a sua volta. Ela não lhes traz vergonha, não lhes causa problemas, e não lhes faz qualquer mal.
Provérbios 31.12 não diz que o marido faz bem primeiro á mulher para que, então, ela lhe faça bem todos os dias da sua vida. O versículo só fala que ela lhe faz bem, com um propósito. Devemos ser para as pessoas aquilo que queremos que elas sejam para nós. Dar o que queremos receber. Fazer o que esperamos que os outros façam.
É tão mais fácil lidar com as pessoas ao nosso redor quando nos colocamos no lugar delas. Muitas pessoas fazem bem aos outros com a intenção de receber algo em troca. Se fazem o bem para serem recompensadas ou reconhecidas, na verdade estão visando seus próprios interesses. A mulher virtuosa faz bem porque se importa com os outros, não consigo mesma. Ela dá pelo simples prazer de dar, não pelo prazer de receber mais tarde. Ela é amiga de verdade até para as pessoas que não gostam dela. A sua bondade não depende dos outros.
Lia (Gênesis 29), a esposa de Jacó foi um bom exemplo de Provérbios 31.12, ela admirava seu marido e lhe fazia bem, mesmo sem ser amada por ele. Lia entendeu que Jacó não a amava tanto quanto a Raquel, mas isso não lhe impediu de lhe dar o seu amor. Ela continuou lhe agradando, independentemente do quão indesejada ele a fazia se sentir.
Muitas esposas caem na armadilha de fazerem bem aos seus maridos somente quando eles lhe fazem bem primeiro. É sempre as mesmas histórias: "Meu marido não me entende", "Meu marido não me ajuda"...Eu, eu,eu...Sempre eu! Esse sentimento é compreensível, acredito que todas nós mulheres temos as mesmas reclamações. Tudo gira em torno das nossas necessidades. Nos concentramos em nossas necessidades e não percebemos as necessidades de nossos maridos. Nos chateamos porque nossas necessidades não foram atendidas e queremos que o mundo saiba. Não nos damos conta de que enchemos a paciência deles quado reclamamos ou tentamos explicar o porque estamos chateadas.
E porque reclamamos tanto?
Reclamamos porque achamos que se não formos ouvidas, as coisas não vão mudar, e se não falarmos sem parar, achamos que eles não vão faze nada a respeito. Mas não é bem assim! Encher a paciência, reclamar ou explicar os nossos motivos não muda as coisas. As coisas só podem mudar quando nós começamos a mudar. Quando paramos de pensar nas nossas necessidades e começamos a pensar nas necessidades de nossos maridos um milagre acontece: nossos maridos começam a mudar sem que precisemos dizer uma palavra, conforme é dito em I Pedro 3.1-2.
Mudança nunca é fácil, principalmente quando você pára de visar seus interesses para visar os do seu marido, mas é possível e com certeza os frutos serão colhidos. Você muda, ele muda! Esta sempre será a ordem das coisas, seja no casamento ou na família - você muda primeiro.
Não espere que o outro mude para você mudar. Torne-se uma pessoa melhor; trate os outros do jeito que você gostaria que te tratassem. Faça-lhes bem todos os dias, não apenas por uma ou duas semanas.

DICAS PARA NOS AJUDAR COM AS MUDANÇAS:

  • Coloque-se no lugar da outra pessoa e você saberá exatamente o que ela quer e você;
  • Não demore para fazer pelos outros o que você pode fazer facilmente hoje;
  • Se o que você vai dizer não for necessário ou vai machucar o coração de alguém, ou abalar a sua fé, então não diga;
  • Se você tem algo que não precisa e conhece alguém que está realmente precisando, então dê;
  • Você não precisa ter sempre uma palavra a dizer, mas você deve ter sempre ouvidos para ouvir;
  • Faça o que aquela pessoa quer de você, e não o que você sente vontade de fazer por ela.
Leia novamente: "Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias de sua vida" (Provérbios 31.12) - Todos os dias de sua vida. Não apenas hoje ou amanhã, mas de hoje em diante.

Reflexão: O que gostaríamos que as pessoas fizessem ou dissessem? Como gostaríamos que elas se comportassem? Então é exatamente isso o que devemos fazer!

"Toda mudança é um processo, um passo de cada vez...Vamos dar hoje o primeiro passo?"
SEJA VOCÊ A MUDANÇA!


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

PROVÉRBIOS 31.11 "O CORAÇÃO DO SEU MARIDO CONFIA NELA, E NÃO HAVERÁ FALTA DE GANHO"


Esse versículo deixa bem claro a relação entre confiança e dinheiro. O coração do marido confia nela para administrar o seu dinheiro. Confiança tem a ver com maturidade.
Você não pode confiar numa pessoa que não tem maturidade, porque sabe que ela não vai tomar decisões acertadas. Geralmente, a mulher que é imatura não sabe como lidar com suas responsabilidades e gasta seu dinheiro movida por seus sentimentos ao invés da razão.
A maturidade lhe faz pensar nas consequências de suas ações. Para que as pessoas confiem em você, elas precisam ver que você é capaz de pensar por si mesma. Se você quer ser confiável faça a sua parte. Seja responsável. Seja madura. Pense!
Uma mulher confiável não precisa convencer as pessoas de que podem confiar nela, o seu comportamento diário diz praticamente tudo.
A mulher virtuosa pensa em si e na sua família como se fossem um só. Se sua família está enfrentando dificuldades financeiras, ela não fica apenas esperando as coisas melhorarem - ela providencia para sua família.
Seus planos, seu desejos, sua própria vida não são sua prioridade. E, por causa disso, seu marido confia nela. Ele se sente seguro por estarem ambos no mesmo barco e por ele não estar remando sozinho. Sua esposa não apenas põe as necessidades de sua família em primeiro lugar como também economiza - o que, para muitas mulheres, é coisa de outro mundo.
Sua maturidade anda de mãos dadas com suas responsabilidades. Quanto mais responsabilidades você tem, mais madura você é, e mais digna de confiança será.
Existem responsabilidades básicas que só você pode fazer. Vejamos alguns exemplos:

  • Cuidar da sua saúde: alimentar-se corretamente, exercitar-se...
  • Cuidar da sua vida espiritual: orar, ler a Bíblia, manter seu coração limpo, frequentar a igreja...
  • Dar: ninguém pode dar por você;
  • Ser você mesma - Não tente ser outra pessoa;
  • Estar ciente do que as pessoas esperam de você: seja qual for seu papel nessa vida, faça bem feito. Não negligencie suas responsabilidades;
"QUANDO VOCÊ FINALMENTE CONSEGUE PARAR DE CONFIAR NA SUA PRÓPRIA FORÇA E PASSA A CONFIAR SUA VIDA, SUAS PREOCUPAÇÕES, SEUS PROBLEMAS E SUAS DIFICULDADES A DEUS, VOCÊ AMADURECE"

Deus está em busca de mulheres que confiam nEle de todo o coração para que Ele possa fazer a diferença no mundo por meio delas. São mulheres que têm responsabilidade com a sua fé nEle. Para elas, não existe meio termo - vivem o que pregam.

Para finalizar lhe faça algumas perguntas:
  • Será que você é digna de confiança neste exato momento?
  • Seu marido pode confiar as finanças á você?
  • Quem confia em você?
  • O que você pode fazer para que as pessoas confiem mais em você?
  • E quanto a Deus?
Deus abençoe vocês...e busquemos em Deus tornarmos-nos mulheres maduras, confiáveis!!!

Até breve..

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

DESPERTA MULHER

VALE MUITO A PENA VER ESSE VÍDEO...TEMOS MUITO A APRENDER...DEIXEMOS DE NOS CONFORMAR COM ESSE MUNDO (ROMANOS 12.1-2)

EM BREVE CONTINUAREMOS COM OS ESTUDO DE PROVÉRBIOS...

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

PROVÉRBIOS 31.10 "MULHER VIRTUOSA, QUEM A ACHARÁ?"



Conforme mencionei na postagem anterior, vamos dar início ao estudo versículo á versículo sobre a Mulher Virtuosa...Vamos lá??? O Senhor quer nos transformar para o louvor da Tua glória!

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor excede muito o de fina joias." Provérbios 31.10
Em inglês esse versículo é ainda mais específico diz: "o seu valor excede o de rubis". O rubi é uma das pedras preciosas mais bonitas, caras e raras do mundo. Na verdade, ele é considerado soberano incontestável entre todas as pedras preciosas - o "rei das joias".
O valor de uma mulher virtuosa vai muito além do valor físico. Ela enfrenta as mesmas lutas que as outras mulheres do mundo, de todas as idades, nações e circunstâncias adversas, mas nenhuma dessas lutas diminui o seu valor. Suas qualidades e características são raras.
Boa aparência não é coisa rara, qualquer pessoa pode parecer bonita; uma mulher pode pagar os melhores cirurgiões, mas não pode pagar para mudar seu valor. A mulher virtuosa não precisa ser rica ou ter beleza exterior para ter um valor inestimável.
O que é verdadeiramente raro nos dias de hoje?
Mulheres que são felizes consigo mesmas e, consequentemente, são bem casadas e valorizadas por suas próprias famílias. Essa raridade não pode ser comprada, está disponível para aquelas que escolhem seguir o caminho da sabedoria.
Agora, vamos analisar Provérbios 1.20-33, que fala sobre a busca de sabedoria:
1. "Grita a sabedoria, nas praças, levanta a voz".
A sabedoria pode ser encontrada em vários lugares, pois grita na rua, nas praças. Não é preciso ter estudo, vasto conhecimento, aqui diz que a sabedoria é encontrada em lugares comuns. O problema é que nem todas estão verdadeiramente procurando por ela.
2. Até quando, ó néscios, amareis a necedade?"
Néscia é aquela que não tem entendimento, que é ignorante. As néscias são mulheres que não buscam maneiras de se tornarem melhores, em vez disso estão cometendo os mesmos erros e caindo nas mesmas armadilhas na vida.
3. " E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio?"
Em vez de aprender com os erros alheios, zombam e apontam o dedo.
4. "E vós, loucos, aborreceis o conhecimento?"
Odeiam o conhecimento, não suportam ler um livro, dedicar um tempo para a leitura da Bíblia ou ouvir um bom conselho.
5. "Atentai a minha repreensão"
Para adquirir sabedoria, você precisa aceitar a repreensão. As pessoas são muito rápidas em inventar desculpas a fim de evitar a repreensão. É por isso que nunca aprendem, nunca mudam, nunca se tornam pessoas melhores.
6. "Também eu me rirei na vossa desventura"
As néscias não dão ouvidos á sabedoria e, por isso, continuam cometendo os mesmos erros, um após o outro: decisões erradas, relacionamentos errados, carreiras erradas, passos errados.. E em meio a esse estado de perda constante, sentem-se como se estivessem sendo injustiçadas por um mundo cruel e frio. A vida zomba delas. É tanto azar, que chegam a pensar que nasceram para sofrer. Mas não é azar, não é a vida tentando lhes dar uma lição, é simplesmente o resultado da falta de sabedoria.
7. "Procurar-me-ão, porém não me hão de achar"
Não se trata de perder uma oportunidade e nunca tê-la novamente, mas sim de falta de Temor a Deus. A Bíblia sempre apresenta a primeira condição como sendo uma consequência da segunda. Você simplesmente não pode ser sábia sem que tenha Temor a Deus. Muitas pessoas buscam a sabedoria e não conseguem achar, e nunca vão achar sem que busquem a Deus primeiro.
8. "Portanto, comerão do fruto do seu procedimento e dos seus próprios conselhos se fartarão"
Toda ação gera uma reação. As pessoas fazem escolhas erradas e culpam a Deus por seus infortúnios.
9. "E aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva á perdição"
Geralmente as pessoas reconhecem que erraram, até sabem todas as lições que devem ser usadas no futuro, mas em vez de pô-las em prática, se tornam complacentes. Acostumam-se com a vida de fracasso, vão empurrando com a barriga, preguiçosas demais para se levantar e mudar as coisas.
10. "Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal"
Deus sempre nos dá outra chance e, quando finalmente nos agarramos a ela, o nosso futuro muda. Não precisamos mais ter medo ou  fugir do futuro, pelo contrário, esperamos por ele porque sabemos que vem do próprio Deus.

É exatamente este o segredo da mulher virtuosa: Ela vale mais que rubis porque é virtuosa. Ela é virtuosa porque toma as decisões certas na vida. Ela toma as decisões certas na vida porque dá ouvidos á sabedoria. Ela dá ouvidos á sabedoria porque Teme a Deus.

Deixemos a preguiça de lado, as desculpas, o comodismo, nosso bem-estar. Levantemos para mudar e nos tornarmos mulheres virtuosas...Jamais digam é impossível ser essa mulher virtuosa, isso não é verdade, mas depende de nós tornarmos isso verdade em nossas vidas.

Até a próxima postagem, onde continuaremos aprender mais sobre como se tornar virtuosa, bela aos olhos de Deus...
Deus as abençoe e as fortaleça e guarde seus corações!


sábado, 8 de fevereiro de 2014

APRENDENDO A SER UMA MULHER VIRTUOSA


A vontade de Deus para cada esposa cristã é que seu mais importante ministério seja para seu marido (Gênesis 2.18).
A mulher virtuosa é o inverso da mulher deste século, que decidiu viver a sua maneira, contrária a vontade de Deus. Ela também era uma mulher multitarefa, como a de hoje, mas o que a difere é que a mulher virtuosa é digna de confiança, é zelosa, organizada, amorosa e sua principal característica é temer ao Senhor.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA MULHER VIRTUOSA:
Temente a Deus, louvada, destemida, abençoada por seus filhos, trabalhadora, boa para seu marido, valorosa, generosa, sábia, confiável, bondosa.

Uma vez ouvi dizer que  impossível ser a mulher virtuosa de Provérbios 31, que realmente com nossas próprias forças é impossível, mas posso afirmar que o nosso Deus todo poderoso, que nos fez para sermos mulheres virtuosas, é quem nos capacita e o primeiro passo para essa transformação é desejarmos. Por isso, vou iniciar um estudo versículo a versículo de como se tornar essa mulher.
Antes de entrarmos nos versículos vamos ver o significado da palavra virtuosa. A palavra hebraica que designa  "virtuosa" é usada mais de duzentas vezes na Bíblia para descrever um exército. No antigo testamento essa palavra se refere a uma força e é usada para significar apto, capaz, heroico, poderoso, eficiente, opulento, notável. Incrível!! Quanta força em uma só palavra...
"Mulher virtuosa, quem achará?" Com essa indagação Deus nos mostra que essa mulher é extraordinária, um tesouro raro, Cultive no seu coração o desejo de ser uma mulher de caráter, uma mulher que seja bela aos olhos de Deus.
Você pode se perguntar: Mas como vou me tornar bela aos olhos de Deus??? É muito difícil ser essa mulher virtuosa. Dê tempo ao tempo - coisas grandiosas não acontecem do dia para a noite, nem por acaso! Então, me vem outra questão: "Que tempo é esse tão necessário para que nos tornemos virtuosas?
  • Tempo com Deus, lendo sua Palavra - Reserve um tempo diariamente para estar com Deus e ler sua Palavra. Faça disso sua prioridade. "Deus utiliza as sagradas Escrituras para transformá-la em uma mulher de poder divino que reflete a beleza dEle de maneira cada vez mais brilhante";
  • Tempo com outras mulheres. Conviva com mulheres que estimulem seu crescimento espiritual (Tito 2.3);
As mulheres de hoje conquistaram muitas coisas, mas também perderam muito. E nos sentimos como um objeto que perdeu o valor, e se tornou barato, comum e sem importância. Ainda há tempo de recuperarmos nosso valor, basta querer e deixar Deus completar a obra. Você quer?
Então não percam as próximas postagens, onde com a Palavra de Deus aprenderemos passo a passo sermos mulheres virtuosas, belas aos olhos de Deus, vamos resgatar nosso valor, pois foi assim que Deus nos fez mulheres de muito valor, preciosas, cujo valor excede o de finas joias.

Até breve!!! Eu quero ser uma mulher virtuosa...